A Unesp de Marília realizará nos dias 17, 18 e 19 do próximo mês, o Seminário Internacional de Pesquisas “Cidade, Conflito e Violência no Brasil e América Latina”. O evento possui coordenação do professor Edemir de Carvalho, do DSA (Departamento de Sociologia e Antropologia), e está com inscrições abertas até o dia 13. Após essa data, elas poderão ser feitas apenas na secretaria do evento.
Com destaque para a presença de pesquisadores nacionais e internacionais – confirmados palestrantes do Chile, Colômbia e Argentina –, o debate privilegiará os temas da violência, urbanização, políticas públicas locais, segurança e o papel dos municípios, além de discutir, na perspectiva de análise dos cenários brasileiro e da América Latina, os efeitos da globalização e suas manifestações sintomáticas, no que diz respeito aos recentes episódios de aumento progressivo e extremado das situações de violência, que tem transgredido fronteiras.
Além de promover a integração entre os vários pesquisadores sul-americanos, e refletir sobre o atual estado dos diversos projetos e pesquisas que têm sido feitos na área, o encontro pretende também a formação de redes inter-relacionais e a construção de um site, com o intuito de proporcionar o intercâmbio de informações e uma maior aproximação entre os países.
Para participar do evento é preciso pagar a inscrição, cuja taxa de investimento é de R$ 18 para todas as modalidades. Mais informações sobre a programação e horários podem ser encontradas no site do evento na página da Unesp. Será emitido certificado ao final das atividades com carga horária de 17 horas. As informações são da assessoria da Unesp de Marília.
O Seminário Internacional de Pesquisas “Cidade, Conflito e Violência no Brasil e América Latina” é uma promoção do DSA da Unesp de Marília e dos Grupos de Pesquisa em Processos Político-Sociais e Exclusão e tem o apoio da Fundunesp, Fapesp, Pró-Reitoria de Pesquisa e Fundação Vunesp.