Notícia

Esteta

Seminário debaterá epidemias de dengue, Zika e Chikungunya com gestores de saúde

Publicado em 31 março 2016

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará, em Ribeirão Preto, de 12 a 14 de abril, o “Seminário e Mostra Tecnológica - Enfrentamento do Aedes aegypti e da epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya: Ciência, Tecnologia, Inovação e Políticas Públicas”. O objetivo é promover a articulação e a troca de conhecimentos técnicos e de gestão que contribuam na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.

"A situação de crise que estamos enfrentando reflete o distanciamento entre os agentes responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias e os serviços oficiais de saúde”, avalia o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), Edivaldo Domingues Velini. “Queremos criar um ambiente para interação dessas duas partes, integrar instituições e agentes envolvidos no manejo das populações de mosquitos e das doenças a elas associadas e, assim, gerar benefícios para toda a sociedade brasileira.”

Serão abordados temas como histórico das doenças, epidemiologia e modelo atual de prevenção, além da integração entre saúde pública, privada e suplementar no enfrentamento do mosquito e das doenças.

Durante o seminário será lançado o catálogo Tecnologias e Competências contra Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O material, desenvolvido em parceria entre a Unesp, a Fundunesp e o Núcleo de Educação à Distância (Nead), reúne mais de 50 tecnologias brasileiras existentes para combate ao vetor e à tríplice epidemia, além de ferramentas que vão desde armadilhas para os mosquitos e soluções larvicidas até kits de diagnóstico das doenças e softwares de gestão de informação. O catálogo compila informações sobre a aplicação, o estágio de desenvolvimento e a disponibilidade no mercado brasileiro.

O seminário será no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, à rua Bernardino de Campos, 999, em Ribeirão Preto.

Mais informações sobre o evento e sobre inscrições podem ser obtidas pelo fone (31) 3466-2161 ou pelo e-mail eventos@fundunesp.unesp.br .

Agência FAPESP