Notícia

Assis Notícias

Seminário de Estudos Literários acontece de 18 a 20 na Unesp de Assis

Publicado em 17 outubro 2016

Acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, na Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp de Assis, o XIII Seminário de Estudos Literários (SEL). Criado em 1991, SEL é um evento bianual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (Universidade Estadual Paulista) com o objetivo de propiciar aos pesquisadores e principalmente aos discentes do programa, formação complementar e atualização bibliográfica e teórico-metodológica mediante o contato com renomados especialistas da área. Em suas edições anteriores, o SEL contou com a presença de pesquisadores importantes como, por exemplo, Heloísa Buarque de Holanda, Óscar Lopes, Antônio Soares Amora, Antônio Dimas, João Luís Lafetá, João Alexandre Barbosa, Tânia Franco Carvalhal, Affonso Romano de Sant’Anna, Haroldo de Campos e Marlyse Meyer, entre outros

 

Em sua décima-terceira edição, o SEL discute diversas intersecções da Literatura Comparada e dos Estudos Culturais, com a finalidade de proporcionar a todos os participantes, especialmente aos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, reflexão teórica e metodológica sobre essas intersecções, cada vez mais comuns na sociedade contemporânea, através das diferentes manifestações artísticas e culturais. Outro objetivo importante do evento é fomentar a troca de experiências de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Letras com pesquisadores de outras instituições de ensino superior e de centros de pesquisa nacionais e estrangeiros.

 

Cabe ressaltar que esta edição do evento contribui para o fortalecimento da linha de pesquisa Literatura Comparada e Estudos Culturais, em conjunto com os Grupos de Pesquisa “Narrativas Estrangeiras Modernas” (II Seminário Gêneros Híbridos da Modernidade), vinculado ao Departamento de Letras Modernas e “Memória e Representação Literária” (II Simpósio Memória e Representação Literária), do Departamento de Literatura. Tal associação mais que uma otimização de esforços e recursos supõe também sinalizar em direção de algumas das facetas resultantes do processo de constante intersecção entre as diversas manifestações literárias, artísticas e culturais, especialmente aquelas de algum modo associadas às diferentes formas do discurso literário.

 

Como se pode constatar na programação geral, o XIII SEL contará com a presença de pesquisadores internacionais, vinculados a universidades estrangeiras (Universidade Nova de Lisboa; Università degli Studi di Salerno, Fisciano; Université Sorbonne – Paris IV; Università di Genova; Università degli Studi di Perugiae  Universidad del Salvador e CONICET argentino) e pesquisadores de várias regiões brasileiras, o que é motivo de muita satisfação para a Comissão Organizadora.

 

Além das Conferências e das mesas-Redondas, o evento conta com a apresentação de comunicações, organizadas em torno de dezesseis Simpósios temáticos que discutirão várias possibilidades de pesquisa dentro dos estudos culturais e da literatura comparada.

 

A programação completa do evento poderá ser consultada em http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/fcl/

 

Programação geral

 

Terça-feira, 18/10/2016

8h- Credenciamento dos participantes e entrega de material

8h30min- Cerimônia de abertura

9h- Conferência de abertura: Pensando as Américas para além dos transnacionalismos: comunidades de memória e redes de compartilhamento – Dra. Zilá Bernd (UFRGS/UNILASALLE/CNPq):

14h-17h- Simpósios e comunicações livres

19h30min - Mesa-redonda I: Literatura e gênero – Salão de Atos

-Contaminados, torturados, abjetos: por uma poética dos corpos na América Latina – Dr. Anselmo Peres Alós (UFSM/UFPE)

–Elucidando gênero em narrativas - Claudia M. Ceneviva Nigro (UNESP-S. J. Rio Preto)

Corpo do texto / texto do corpo: gênero e gêneros – Dr. Emerson da Cruz Inácio (USP/CNPq)

 

Quarta-feira, 19/10/2016

8h30min - Conferência – Clarice, Drummond, os outros. traduzir literatura brasileira na Itália – Dr.  Roberto Francavilla (Università di Genova)

10h - Mesa-redonda II: Memória e Representação Literária

-O romance pós-moderno e a revisitação da história – Dr. Álvaro Cardoso Gomes (USP/UNISA)

- O romance histórico na América Latina – caminhos da descolonização: vias possíveis pela literatura comparada. – Dr. Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE-Cascavel)

- Espacialidades e objetos insólitos dos mitos aquáticos. – Dra. Marisa Martins Gama-Kalil (UFU-CNPq)

 

14h-17h- Simpósios e comunicações livres

19h30min - Mesa-redonda III: Autoria feminina

– Mujeres y memoria colectiva en las últimas dictaduras argentina y chilena: Marta Traba y Diamela Eltit – Dra. Marcela Crespo Buiturón (Universidad del Salvador/CONICET)

– Um Novo Retrato do Brasil no Romance Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende –Dra. Vera Lúcia de Oliveira Maccherani (Università degli Studi di Perugia)

- As ondas de Virginia Woolf: homenagem póstuma a José Francisco de Azevedo – Dra. Cleide Antonia Rapucci (UNESP-Assis)

 

 

Quinta-feira, 20/10/205

8h30min - Mesa-redonda IV: Trânsitos

– Ritmos da tradução – Dra. Maria Adélia Menegazzo (UFMS)

- O vazio e a beleza. de Van Gogh a Rilke: como o Ocidente encontrou o Japão – Dr. Giorgio Sica (Università degli Studi di Salerno, Fisciano )

- Memórias fotográficas – Dr. José Leonardo Tonus (Université Paris IV-Sorbonne)

14h-17h- Simpósios e comunicações livres

20h- Conferência de encerramento: Da(s) interseccionalidade(s). Literatura e Género(s) – Dra. Isabel Lousada  (Universidade Nova de Lisboa)

 

Apoio/Realização

Programa de Pós-Graduação em Letras

Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (Propg)

Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp (Prope)

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (Unesp)

Departamento de Letras Modernas

Departamento de Literatura

Programa de Pós-Graduação em Letras

Grupo de Pesquisa: Narrativas Estrangeiras Modernas: Gêneros Híbridos da Modernidade

Grupo de Pesquisa: Memória e Representação Literária

Instituto de Estudos Vernáculos "Antonio Soares Amora" (Ievasa)

Capes

Fapesp