Na quinta-feira, dia 16 de março, a Coordenação de Astronomia e Astrofísica (COAST) do Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI) – realizará uma nova edição de seu seminário.
O evento acontecerá às 14h (horário de Brasília) e será realizado de forma híbrida, com transmissão ao vivo por meio do Canal do ON no YouTube e com palestra presencial no auditório Emmanuel Liais, no campus do ON, em São Cristóvão (RJ). O tema será o anel inesperado em torno do asteroide objeto trans-netuniano (TNO) Quaoar (Saiba mais aqui).
Para falar sobre o assunto, foi convidado o astrônomo e professor do Observatório do Valongo da UFRJ, Dr. Bruno Morgado, líder do estudo.
Título: Um anel inesperado em torno do TNO Quaoar
Resumo: O objeto trans-netuniano (50000) Quaoar possui um diâmetro estimado em 1110 km e orbita o nosso Sol a uma distância de aproximadamente 43.7 ua. Este objeto possui um satélite, Weywot, de diâmetro estimado em 90 km que orbita a uma distância de aproximadamente 13.300 km de Quaoar. Ao longo dos anos, várias campanhas de ocultações estelares por Quaoar foram organizadas e observadas o que permitiu a detecção de um anel denso em torno deste candidato a planeta anão. O anel de Quaoar se localiza a uma distância de aproximadamente 4.100 km (~7,4 raios de Quaoar) deste objeto. Este valor está muito além do limite de Roche esperado para este sistema. Neste seminário detalharei as circunstâncias desta descoberta e os estudos dinâmicos feitos para tentar entender esse inesperado anel.
Link para a transmissão ao vivo pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=yBzyQGU1F-4
-
Durante este ano, os seminários da COAST estão acontecendo de forma presencial, híbrida ou remota – pelo canal do ON no YouTube. O horário do evento deverá ser sempre às 14:00 BRT.
Para mais informações: seminarioscoast@on.br
As edições anteriores estão disponíveis na PLAYLIST - Seminários e Colóquios 2022