Notícia

Portal InvestNE

Seminário aborda estudos sobre os efeitos da pandemia da #covid19 no trabalho

Publicado em 12 agosto 2020

Por PortalInvestNe

Estudos que avaliam os impactos da pandemia do novo coronavírus no trabalho e bem-estar das famílias brasileiras, bem como a capacidade de resposta de gestão dos municípios mais vulneráveis do país serão apresentados durante o IX Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), a ser realizado hoje e amanhã (quarta e quinta-feira, 12 e 13 de agosto). A edição deste ano, 100% online, foi organizada em torno da indagação: “A pandemia e o alcance dos ODS no Brasil: onde estamos?”

O evento também apresenta discussões sobre temas como educação e saúde. Para participar, interessados devem fazer a inscrição e conferir a programação completa em bit.ly/IXRBMA. O seminário será transmitido por meio da plataforma Zoom e os participantes com mais de 70% de presença serão certificados. O conteúdo também estará disponível no canal da RBMA no YouTube, em www.youtube.com/user/redbrame.

Entre as apresentações, o pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-CEPID/Fapesp), Rogério Barbosa, fará um panorama de como a pandemia impactou os trabalhadores, sobretudo na perda da renda per capita das famílias – valor equivalente a quase 10 anos de crescimento econômico. Ao apresentar as perspectivas de preservação do emprego, Barbosa ainda avalia os impactos dos pacotes emergenciais do governo na expectativa de mitigar a crise.

Já a pesquisadora Rosana Boullosa, do Departamento de Gestão em Políticas Públicas da Universidade de Brasília (UnB), apresentará a expansão da Covid-19 no G100 – grupo que concentra os 108 municípios mais endividados e com maior vulnerabilidade do país. O painel vai expor a linha de pesquisa adotada pelo departamento, que relaciona os índices de mortalidade com as variáveis de gestão em cada uma das cidades. O estudo atenta para a necessidade multidimensional no combate à crise, que agrega fatores de atenção básica à administração eficiente de recursos.

IX Seminário Nacional da RBMA

A edição deste ano reunirá pesquisadores, gestores públicos e especialistas que desenvolveram pesquisas e reflexões sobre os impactos nacionais da pandemia do novo coronavírus no cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual mais de 190 nações são signatárias, incluindo o Brasil. O documento reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como plano de ação para os avanços econômicos, sociais e ambientais.

O IX Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação é apoiado pelos seguintes parceiros: Fundação Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Fundação João Pinheiro e Herkenhoff&Prates. Esta edição conta ainda com a participação especial da Eval4Action Campaign, que promove a relevância das práticas de avaliação e monitoramento para o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A RBMA foi fundada em 2008 com o propósito de promover diálogos entre os diversos atores do campo de monitoramento e avaliação, estimulando teorias e práticas cada vez mais relevantes para a sociedade brasileira.