Notícia

Diário do Nordeste online

Semana voltada ao corpo e à imagem

Publicado em 24 fevereiro 2015

A Semana das Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem início nesta quarta-feira, 24, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). O evento marca o início das atividades anuais do programa e apresenta ao público uma série de conferências, workshops e laboratórios.

Em sua terceira edição, a Semana conta com programação estendida, distribuída entre o fim de fevereiro e início de março. Entre palestrantes e conferencistas, serão promovidas discussões de temas como imagem, corpo, contemporâneo, são, além de guias, princípios de provocação ao diálogo com os participantes.

A abertura do evento conta com visita de Norval Baitello. Doutor em Comunicação pela Freie Universität Berlin, o professor lança luz sobre os pontos de interseção e fuga entre imagem artística e imagem mediática. Coordenador, desde 2007, da área de Comunicação e Ciências da Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Baitello é autor de obras como "O Animal que Parou os Relógios. Ensaios sobre Comunicação, Cultura e Mídia" (1997) e "A serpente, a maçã e o holograma. Esboços para uma Teoria da Mídia", mais recente trabalho publicado em 2010.

Ainda no mesmo dia, a mesa "Arte contemporânea: políticas e poéticas da arte no Brasil" reúne um time composto pelo pesquisador Pablo Assumpção, o curador Bitu Cassundé e a coordenadora de artes visuais do CCBNB, Jaqueline Medeiros. Na quarta-feira, o Centro abre espaço para as conferências "O inconsciente da imagem e a não-imagem", com o André Parente e "Cenas (auto)biográficas entre o real e a ficção" com Gabriela Lírio.

Workshop

Autora de "A procura da palavra no escuro" (7Letras, 2001) e estudiosa sobre a teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens, Gabriela Lírio também direciona as atividades de "Ação e imagem: o espaço vazio na obra de Peter Brook". O workshop discute o conceito de espaço vazio e a relação com a produção de imagens. O estudo será esmiuçado a partir das partituras cênicas contidas na obra do diretor de teatro e cinema britânico. Brook é o homem responsável por traçar novos experimentos em palcos ingleses desde os anos 1960.

Criador do Centro Internacional de Pesquisa Teatral, o londrino é considerado um dos mais respeitados profissionais de teatro da atualidade e nos cinemas guiou títulos como "O Senhor das Moscas" (1963) e "Rei Lear" (1971).

Com o fim da formação, cada ator/performer participante terá incumbência de criar uma narrativa baseada em experimentos advindos da proximidade entre corpo, imagem e objeto.

A Cidade como palco

O laboratório Paisagem|Emergência comandado por Walmeri Ribeiro e Patrícia Caetano integra as atividades do projeto "Brisa: Territórios Sensíveis". O objetivo da ação é ampliar entre os participantes o fomento de processos criativos guiados pela relação da arte, urbanidade e meio ambiente.

Para os idealizadores, as cidades constituem "territórios complexos" onde políticas, poéticas e estéticas podem emergir como universo de possibilidades criativas e construção de um pensamento crítico.

Assim como o workshop, o laboratório tem duração de três dias e as inscrições podem ser feitas na secretaria do PPGArtes ou pelo e-mail: eventosppgartes@gmail.com.

Saiba mais

Hoje, 24/2

8h30 às 13h - Workshop: "Ação e imagem: o espaço vazio na obra de Peter Brook", com Gabriela Lírio

14h - Conferência de Abertura: "A imagem artística e a imagem mediática: confluências e divergências", com Norval Baitello

16 - Mesa Temática: "Arte contemporânea: políticas e poéticas da arte no Brasil", com Jaqueline Medeiros, Bitu Cassundé e Pablo Assumpção

Amanhã, 25/2

8h30 às 13h - Workshop: "Ação e imagem: o espaço vazio na obra de Peter Brook", com Gabriela Lírio

14h - Conferência: "O inconsciente da imagem e a não-imagem", com André Parente

16h - Conferência: "Cenas (auto)biográficas entre o real e a ficção", com Gabriela Lírio

Quinta-feira, 26/2

8h30 às 13h - Workshop: "Ação e imagem: o espaço vazio na obra de Peter Brook", com Gabriela Lírio

Sexta-feira, 27/2

13h às 17h - "Laboratório: Paisagem|Emergência", com Walmeri Ribeiro e Patrícia Caetano

Sábado, 28/2

13h às 17h - "Laboratório: Paisagem|Emergência", com Walmeri Ribeiro e Patrícia Caetano

Domingo, 1/3

13h às 17h - "Laboratório: Paisagem|Emergência", com Walmeri Ribeiro e Patrícia Caetano

Mais informações:

Semana das Artes do PPGArtes (UFC). De 24 a 29 de fevereiro; dias 10, 11 de março; e de 20 a 27 de março. No Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde DEu, 560, Centro). Inscrições: secretaria do PPGArtes ou via e-mail: eventosppgartes@gmail.com