Notícia

Revista Amazônia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Instituto Butantan

Publicado em 23 outubro 2017

O Instituto Butantan participará das Semanas Nacional e Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo com várias atividades voltadas a jovens, adultos e famílias, de 22 a 29 de outubro de 2017.

A programação tem como foco aproximar o público dos pesquisadores e dos temas científicos tratados pelo Instituto. Jogos, conversas, exposição e estratégias divertidas apresentarão assuntos como mosquitos, serpentes, toxinas e venenos animais, entre outros.

Em uma das atividades, a “Ciência divertida no Butantan: jogos e conversas com pesquisadores”, serão apresentados temas nas áreas de matemática, toxinologia, ecologia, entomologia, entre outros, por meio de jogos educativos e de exposições diversas.

Em “A matemática no Zebrafish”, serão oferecidos jogos educativos que apresentam de forma lúdica e criativa a matemática por trás dos estudos com o peixe popularmente conhecido por paulistinha. Esse animal de pequeno porte é um modelo experimental muito eficiente, pois tem muitas vantagens em relação aos outros animais usados em pesquisa.

Já na atividade “Palestra Animais exóticos: um problema ambiental e social”, o biólogo e diretor do Museu Biológico, Giuseppe Puorto, trará alguns exemplos de organismos exóticos, discutindo o assunto e alertando sobre os possíveis riscos da introdução desses indivíduos nos ambientes.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público e ocorrerão em diferentes locais ligados ao Instituto Butantan.

Mais informações: www.butantan.gov.br/cultura/semana_ciencia_tecnologia/Paginas/default.aspx .

Agência FAPESP