Notícia

Agência USP de Notícias

Semana Luiz de Queiroz

Publicado em 05 outubro 2007

A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, em Piracicaba, a Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz (PCLQ) e Associação de Ex-alunos da Esalq (Adealq) realizam, de 8 a 12 de outubro, a 50ª Semana Luiz de Queiroz. A programação científica e cultural será diversificada e, no dia 12, ex-alunos se reunirão para o congraçamento das turmas e comemoração do Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, em sessão solene no Salão Nobre do Prédio Central, às 9h30.

Como acontece tradicionalmente, nessa ocasião serão homenageadas as turmas qüinqüenais de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Economia Doméstica e Ciências Econômicas de 1932, 1937, 1942, 1947, 1952, 1957 (Jubileu de Ouro), 1962, 1967, 1972, 1977, 1982 (Jubileu de Prata), 1987, 1992, 1997e  2002.

Ainda na sessão solene receberão homenagens pelos aniversários o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o Prédio Central da Esalq, a Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), o Instituto Biológico (IB), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a Associação dos Fornecedores de Cana (Afocapi), a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e a Fundecitrus, 30 anos. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo também será homenageada pelo fato de o Prédio Central da Esalq ter sido construído e depois inaugurado por ela, em 1907.

A exemplo de anos anteriores, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp) diplomará o Engenheiro Agrônomo do Ano. Para a edição de 2007, foi indicado Marcos Sawaya Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), formado pela Esalq e ex-docente do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da instituição.

Pelo centenário de formatura de Fernando Costa, homenageado com sala que leva seu nome na Prefeitura do Campus "Luiz de Queiroz" (PCLQ), uma placa será descerrada próxima ao seu quadro existente no local. A cerimônia acontecerá no dia 11 de outubro, às 16 horas, no Gabinete da Prefeitura.

Destaque especial da semana será a transferência do gabinete do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João de Almeida Sampaio Filho, em sessão solene a ser realizada na segunda-feira (8), às 13h45, na Sala do Centenário - Prédio Central da Esalq. Durante a cerimônia, o Coral Luiz de Queiroz interpretará o Hino Nacional Brasileiro. A partir das 14 horas, João Sampaio participará de uma reunião com membros da Secretaria de Agricultura e da Escola.

Também na segunda-feira (8), no Anfiteatro do Pavilhão de Química, o deputado federal e docente licenciado do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), Antonio Carlos de Mendes Thame, ministrará no Ciclo de Conferências do Panorama Amplo do Conhecimento (Pan-gnósio 2007), a conferência Ecologia - Aquecimento Global. Thame destacará novos conhecimentos e informações, conseqüências negativas para a vida e indagações sobre possíveis soluções para os efeitos do aquecimento global.

Com o tema "Genética Ecológica: o legado do professor Paulo Sodero Martins", o departamento de Genética (LGN), promoverá, na segunda e na terça-feira (8 e 9), o 24º Encontro Sobre Temas de Genética e Melhoramento, lembrando o 10º aniversário de falecimento de Sodero Martins.

De segunda a quarta-feira (8 a 10), o departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola (LEF) realizará o BIOINDEX — Encontro sobre uso de Invertebrados como Bioindicadores, com o objetivo de discutir a utilização de invertebrados como bioindicadores na avaliação da qualidade ambiental, sanitária, e de produtos e serviços, abordando exemplos práticos, adequações, limitações e vantagens, além de discutir metodologias e estratégias sobre o assunto.

Para capacitar alunos em ilustração de caráter científico, o departamento de Ciências Biológicas (LCB), com apoio do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) / Seção de Atividades Culturais (SCAC), realizará da segunda à quinta-feira (8 a 11), no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes "Luiz de Queiroz", a Oficina de Ilustração Botânica. As atividades, que serão coordenadas pelo professor Lindolpho Capellari Junior, do LCB, serão distribuídas em dois módulos: Desenho a Grafite e Cobertura a Nanquim.

Apresentação e discussões de trabalhos originais e sistematização de informações, experiências e recomendações no âmbito do turismo no espaço rural brasileiro serão o foco do 6º Congresso Brasileiro de Turismo Rural, que acontecerá no período de terça a quinta-feira (9 a 11), no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Escola.

Finalizando, o Seminário sobre Políticas Públicas de Crédito e Seguro Rural, acontecerá na quarta-feira (10), no Centro Canagro de Piracicaba e Região "José Coral". O objetivo é informar alunos, docentes da Esalq, produtores rurais e interessados na temática do evento sobre as linhas de financiamento e seguro rural existentes para os pequenos produtores, bem como contribuir para a formação de profissionais qualificados, com visão do meio rural, em especial da agricultura familiar.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477; e-mail acom@esalq.usp.br; site www.esalq.usp.br/acom