Notícia

DCI

Sem o metrô, PIB nacional teria decréscimo (1 notícias)

Publicado em 05 de junho de 2013

SÃO PAULO - Uma pesquisa recente coordenada pelo professor titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Eduardo Amaral Haddad, revelou que a economia brasileira perderia R$ 19,3 bi por ano caso São Paulo não tivesse metrô.

Intitulado "The Underground Economy: Tracking the Wider Impacts of the São Paulo Subway System" (A Economia Subterrânea: Rastreamento dos Impactos mais Amplos do Sistema de Metrô de São Paulo), o estudo teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Para quantificar o impacto econômico do sistema metroviário paulistano, os pesquisadores utilizaram o conceito de "tamanho efetivo de mercado de trabalho". Essa grandeza é definida pelo número de empregos que, a partir de seu local de residência, um trabalhador pode alcançar em determinado intervalo de tempo. Quanto maior o "tamanho efetivo de mercado de trabalho", maior a oferta de empregos para o referido trabalhador e maior a sua disponibilidade para trabalhar nas firmas possíveis de alcançar no intervalo de tempo considerado.

Com as equações montadas, os pesquisadores realizaram simulação eliminando o metrô, para determinar a influência específica dessa variável. Os cálculos mostraram que, nesse caso, o Produto Interno Bruto (PIB) municipal decresceria em 1,7%. E o PIB nacional, em 0,6%. A partir daí, chegou-se ao número de R$ 19,3 bilhões por ano.

Agências