Notícia

ANPEI

Segundo dia da Conferência ANPEI 2020. Confira o que vai rolar!

Publicado em 17 novembro 2020

O segundo dia de Conferência começa com conteúdo ao vivo com nomes de peso! Confira a programação.

Eixo País – Foco Nacional 

Carlos Américo Pacheco da FAPESP, Paulo Gandolfi da 3M | ANPEI, Ana Torkomian da UFSCar e Fernanda de Negri do Ipea começam o segundo dia ao vivo, a partir das 14h.

Neste painel, irão promover a discussão em torno do propósito e questões relevantes à Agenda de Inovação Brasileira, como mensuração dos impactos das políticas da inovação  na vida dos cidadãos, das empresas e país, os resultados das atuais políticas e instrumentos de fomento à PD&I no Brasil, e como podemos melhorar para alcançarmos mais rapidamente melhores posições nos rankings internacionais de inovação e competitividade.

Eles vão falar sobre proposições específicas em três eixos de impacto (país, empresas e pessoas) e a transformação da inovação, além de trazer um horizonte de novas perspectivas para um futuro em constante revolução. 

Eixo País – Foco Internacional

Às 15h30, o painel internacional se propõe a discutir questões referentes à avaliação e indicadores de inovação sob a ótica internacional. Além desse tema, o moderador Carlos Américo Pacheco abordará junto aos especialistas internacionais questões como transferência de tecnologia e políticas públicas. 

A palestra será uma oportunidade de conhecer os modelos desenvolvidos e adotados na área por Lori Pressman. Acompanhe também Sacha Wunsch-Vincent e Suma Athreye, que compartilham as conclusões propostas no livro a ser lançado em breve, Harnessing Public Research for Innovation in the 21st Century: An International Assessment of Knowledge Transfer Policies. 

Programa de Comentários 

Diretamente do Estúdio ANPEI, convidamos os participantes da conferência para, junto a um grande time de especialistas e profissionais, conduzido por Bruno Moreira, um bate-papo a partir das 17h sobre os principais pontos levantados nos painéis realizados no dia, compartilhando sua visões e opiniões.

Roundtable – Eixo País 

A  roundtable será uma mesa de debate virtual, que através de uma discussão descontraída, realista e provocativa, os participantes debaterão um tópico específico, e todos que estiverem no evento poderão entrar e acompanhar as discussões.

Esta mesa  será conduzida pela ii Intelligence for Innovation Consulting e convidados do Governo Federal e mercado privado, e terá a presença da Patrícia Leal Gestic, da ii Intelligence for Innovation Consulting, Alessandro Maia Pinheiro, do IBGE, Marcos Pinto Do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e André Gasparotti da Embraer.

Assista quando quiser: Palestras simultâneas

Painel Comitê de Fomento – Visão atual do fomento, seus instrumentos, resultados e as perspectivas futuras

Representantes do governo (MCTI e ME) e do mercado privado (Anjos do Brasil), debatem sobre a visão atual da política de fomento à CT&I do Brasil. Assim como essa política pode evoluir a partir dos instrumentos existentes e da experiência internacional, tendo ainda como pano de fundo novos modelos e uma maior interação entre agentes públicos e privados.

Diversificação da Inovação: Como a Oxiteno está Levando a Inovação para Além do P&D

Andrea Soares, Chief Marketing & Innovation Officer na Oxiteno | Diretora ANPEI, compartilhar a relação da inovação dentro da estratégia da empresa, colaborando com a transformação digital, sustentabilidade, produtos, inteligência competitiva e startups.

Natura: só é inovação se gera impacto positivo

Roseli Mello, Diretora Global de P&D da Natura, conta como a Natura conecta a inovação e a sustentabilidade como forma de gerar impacto positivo, trazendo a pesquisa, desenvolvimento e inovação associados aos propósitos da companhia.

Os recursos financeiros como estratégia para alavancar projetos de inovação e de impacto

Neste painel serão apresentadas algumas ferramentas que buscam automatizar o processo de gestão estratégica dos recursos financeiros à inovação e impacto, garantindo maior velocidade na tomada de decisão de qual instrumento utilizar e como combinar os tipos de instrumentos/projeto..

Serão apresentadas as oportunidades de recursos financeiros para os projetos e as principais etapas que compõem sua boa gestão. A análise será baseada nas boas práticas de empresas inovadoras no Brasil e em outros países de atuação da ABGI. 

Inteligência Artificial: Realidade, Oportunidades e Questões Éticas

Especialistas se reúnem para pontuar as iniciativas implementadas com abrangência nacional para promover parcerias entre empresas e institutos de pesquisa, por meio de Centros de Inteligência Artificial Aplicada. 

Jornada da Indústria 4.0 por meio da Inovação Aberta

Marcelo Prim, Gerente Executivo de Inovação e Tecnologia – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-DN) fala sobre a Jornada da Indústria 4.0 por meio da Inovação Aberta. Marcelo aborda as soluções ágeis e inovadoras que a tecnologia e a pesquisa aplicada podem proporcionar ao desenvolvimento industrial.