Os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), juntamente com o Instituto Adolfo Lutz constataram que crianças e adolescentes infectadas com Covid-19 podem apresentar sintomas clínicos diferentes dos tradicionais, ou seja, são sintomas diferentes dos que habitualmente são causados pela doença, bem como, febre, tosse, desconforto respiratório, perda de olfato e paladar e etc.
De acordo com a pesquisa, as crianças que são saudáveis e que contraem o vírus, podem apresentar lesões inflamatórias extrapulmonares, como miocardite no coração e colite – inflamação do cólon intestinal. Essa forma atípica de covid-19 é chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).
Os resultados do estudo que foram apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tiveram sua publicação em artigo na revista EClinicalMedicine, do grupo Lancet.
Os pesquisadores realizaram a autópsia de cinco crianças que faleceram em decorrência da covid-19 em São Paulo, sendo um menino e quatro meninas, com idade entre 7 meses e 15 anos.
“É importante que os pediatras atentem para essas possíveis manifestações clínicas diferentes de covid-19 em crianças e adolescentes para que a infecção seja diagnosticada e a SIM-P tratada mais rapidamente”, disse à Agência Fapesp, a pesquisadora Marisa Dolhnikoff, professora da FM-USP e coordenadora do projeto.