Notícia

Agência C&T (MCTI)

Segunda turma de Administração da UNESP de Tupã apresenta os relatórios de Estágio Supervisionado

Publicado em 02 janeiro 2008

A segunda turma de administração da Unesp de Tupã apresentou, nos dias 10 e 11 de dezembro, os relatórios referentes ao Estágio Supervisionado Obrigatório, realizado ao longo do segundo semestre de 2007. Foram apresentados aproximadamente 50 trabalhos, avaliados por quatro bancas simultâneas nos períodos diurno e noturno, nas dependências da universidade.

O Estágio Supervisionado é uma disciplina, coordenada por uma comissão formada pelos professores Andréa Rossi Scalco e Wagner Luiz Lourenzani, e deve ser cumprido no 8° semestre do curso de graduação em Administração. Para que o aluno possa iniciar o estágio é preciso ter cumprido todos os créditos.

O Estágio Supervisionado tem como objetivo articular a formação teórica fornecida pelo Curso de Administração com a prática profissional na respectiva área de trabalho, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, de forma a qualificar o futuro profissional para o mercado de trabalho e fomentar a integração de conteúdos e experiências adquiridos ao longo do curso. Os alunos contam com a orientação de um docente da unidade que tem como função orientar, supervisionar e assessorar o estagiário, juntamente com um supervisor designado pela empresa em que o estagiário realiza suas atividades.

Além de estagiar em uma empresa, o aluno pode optar por cumprir os créditos realizando pesquisa, como foi o caso da aluna Nárima Jundi Penha, que realizou uma pesquisa com regressão logística para estudar as variáveis comportamentais e estimar o bem estar de matrizes pesadas. A aluna se decidiu pelo estágio em pesquisa, pelo fato de já ser beneficiada por uma bolsa de iniciação científica da Fapesp e por ter interesse em seguir a carreira acadêmica.

Os alunos que apresentaram seus trabalhos para concluir o curso de Administração comentaram a importância da disciplina de Estágio na grade curricular. Segundo Fernanda Oliveira, que realizou seu estágio no Grupo Abril, "o estágio antes da conclusão do curso é essencial para colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, adquirir experiências no mercado de trabalho e auxiliar na escolha da área que temos mais afinidade".

Fonte: Unesp