Notícia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SP)

Secretário visita a sede da Fapesp na capital paulista (1 notícias)

Publicado em 18 de junho de 2013

O secretário de Desenvolvimento econômico Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, visitou hoje (18/06), a sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), onde foi recebido pelo presidente, Dr. Celso Lafer e por outros diretores da instituição. O encontro contou ainda com uma apresentação realizada pelo diretor científico, Dr. Carlos Henrique de Brito.

Durante a reunião foram debatidas temáticas sobre a pesquisa científica e tecnológica no Estado, os programas e convênios da Fapesp, o apoio da Pasta à Fundação, além da criação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, anunciada pelo governador Geraldo Alckmin no último dia 06.

O secretário Rodrigo Garcia explicou que o novo Conselho dicustirá e aprovará um plano estadual de ciência e tecnologia e norteará eixos estratégicos para o investimento de recursos públicos em pesquisas. “São Paulo já investe na área, mas com a iniciativa podemos buscar novos meios para a expansão da produção ciêntífica. Ele será composto pelas universidades, Fapesp e representantes do setor produtivo. O decreto será públicado em breve”, completa.

Garcia ressaltou ainda que servirá como um interlocutor para a articulação das ações da Fundação junto ao Governo do Estado. “Coloco meu gabinete à disposição para discutir projetos e programas voltados à inovação”, diz.

Também participaram da recepção, outros representantes da FAPESP, entre eles: o vice-presidente da Fundação, Dr. Eduardo Moacyr krieger, o diretor presidente, Dr. José Arana Varella, o diretor administrativo, Dr. Joaquim José de Camargo Engler, o assessor da Presidência, Dr. Fernando Dias Menezes de Almeida e o consultor em Comunicação Dr. Carlos Eduardo Lins da Silva.

Sobre a Fapesp

É uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, ela está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo. Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a Fapesp apóia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo. Em 2012, a Fundação destinou mais de R$ 368 milhões para o financiamento de Bolsas Regulares no país e no exterior, e R$ 437 milhões para Auxílio Regular à Pesquisa e Projetos Temáticos.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia