Notícia

Secretaria de Desenvolvimento (SP)

Secretário se reúne com comitiva da Baviera

Publicado em 28 outubro 2011

Trocar experiências tecnológicas e estreitar relações com as universidades paulistas e com a Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo. Esses foram alguns dos temas discutidos durante reunião entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e uma comitiva alemã liderada pela secretária de Assuntos Federais da Baviera, Emilia Muller. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a participação do Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo, Rodrigo Tavares.

A comitiva alemã, composta por 11 pessoas, manifestou interesse em visitar o Parque Tecnológico de São José dos Campos. Em todo o Estado de São Paulo, existem 30 iniciativas para implantação desses empreendimentos, sendo que o PqTec de São José dos Campos foi o primeiro a receber o status definitivo no sistema. Parques Tecnológicos são espaços que oferecem oportunidade para as empresas do Estado transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral).

Outra área de interesse dos alemães diz respeito à possibilidade de estabelecer uma cooperação entre a Baviera e São Paulo na área de pesquisa. Nesse sentido, o secretário Paulo Alexandre destacou a possibilidade de intercâmbio com as universidades paulistas e também com a Fapesp; iniciativas que podem resultar na assinatura de acordos futuros, com a possibilidade de elaboração de projetos de pesquisa cooperativos, conduzidos por cientistas, estudantes ou grupos de pesquisa em ambos os países.

A realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, também fez parte da agenda de assuntos discutidos com a comitiva da Baviera. Rainer Koch, presidente da Associação de Futebol daquele estado, lembrou a experiência adquirida com a realização da Copa do Mundo na Alemanha, em 2006, e destacou a coincidência de que a cerimônia de abertura da copa naquele ano aconteceu na capital Munique ? no Estado da Baviera ?, enquanto a Copa no Brasil terá como palco da abertura a cidade de São Paulo.

O secretário Paulo Alexandre informou que o Estado está se preparando para esse grande evento, tem feito grandes investimentos em obras e criou recentemente o Comitê Paulista da Copa, encarregado de coordenar todas as ações no âmbito do Estado de São Paulo.