Notícia

Sec de Estado da Justiça e da Defesa da

Secretário participa de seminário

Publicado em 27 fevereiro 2008

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, participou da abertura do 1º Seminário Internacional sobre a Tortura, organizado pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP). Segundo Marrey, trata de um momento oportuno para reflexão. "A Constituição de 1988 trouxe a proibição da tortura e sua classificação como crime inafiançável, evidenciando que ela não pode jamais ser uma política de Estado", afirmou.

O secretário, no entanto, aponta que resquícios obscurantistas permitem que a prática sobreviva e recebe aprovação de parte da sociedade que não compreende que esse desrespeito ao Estado Democrático de Direito pode se voltar contra si em dado momento. "A tortura ainda é vista por muitos como um 'mal necessário'. Vemos, entre a população em geral, um alto índice de desinformação e uma preocupante disponibilidade para abrir mão das garantias civis e do estado de direito. Sair à luz à vista de todos é a única forma de erradicar esse mal", afirmou.

Também participaram da abertura do evento o professor emérito de Relações Internacionais da Universidade de Oxford, Henry Shue, o presidente da FAPESP, Celso Lafer, o representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Pedro Montenegro, o secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, o sociólogo e coordenador do NEV, Sérgio Adorno, e o presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos, José Gregori.