Notícia

Jornal da Região (Jundiaí, SP) online

Secretário de Saúde do Estado visita Faculdade

Publicado em 31 outubro 2018

Por Ivan Machado

O secretario de Saúde do Estado de São Paulo, médico e recém-empossado presidente da FAPESP ( undo de Amparo à Pesquisa), Marco Antônio Zago esteve em Jundiaí para visitar a Faculdade de Medicina de Jundiaí e o Hospital Universitário nesta manhã (30/10). Chegou por volta das 10h e foi recebido o diretor da FMJ, Dr. Edmir Américo Lourenço, Dr. Antônio Pacheco, vice-prefeito, Dra. Monica Lipay, coordenadora do curso médico, Dr. Adolfo Martim da Silva, superintendente do Hospital Regional, Sr. Wilson Zampieri, da Associação de Amigos da FMJ e amigo do secretario e Sr. Carlos Spech também da Associação de Amigos da FMJ.

O secretário visitou as instalações do prédio Sede, passando pelos laboratórios de pesquisa e núcleo da FAPESP. Participou de uma aula especial de fisiologia que estava sendo ministrada pelo Prof. Dr. Rui Curi, atual diretor do Instituto Butantã. Recebeu das mãos do aluno Leonardo Baracat, do 2 º ano, o livro comemorativo dos 50 anos da instituição.

Quebrou o protocolo e aproveitou para bater papo com os alunos do 2 º ano de Medicina, pediu que todos refletissem sobre a relevância do SUS (Sistema Único de Saúde) e enfatizou a importância da FMJ para cidade e para formação dos futuros médicos. “Trabalhei e trabalho com algumas pessoas que são formadas aqui na FMJ e vocês estão em uma escola que tem reputação e tradição. Isso é importante, pois há muitas escolas médicas no país”, declara o secretario.

Também comentou sobre a qualificação profissional dos futuros médicos: “Nós precisamos de milhões médicos em todo país, há um movimento para que haja um exame de proficiência no final do curso médico. E para exercer atividades profissionais com aspectos fundamentais relacionados à vida do cidadão é preciso ter certeza que estes profissionais estejam qualificados”, declara Zago.

O secretario e a diretoria da FMJ seguiram para Unidade 2 e finalizam a visita no Hospital Universitário sendo recebidos pelo Prof Dr. Ari Domingos do Amaral e equipe do HU, além do sr. Matheus Gomes, superintendente do Hospital São Vicente de Paulo, Tiago Texera, gestor da Saúde de Jundiaí e Marcelo Zampieri, diretor voluntário da Fundação Jayme Rodrigues.

No final de setembro, o atual governador do Estado de São Paulo, Marcio França, nomeou Marco Antônio Zago para exercer a função de presidente da FAPESP. Zago graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde obteve títulos de mestre e de doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford. Foi reitor e pró-reitor de Pesquisa da USP. Foi presidente do CNPq, coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto (CEPID FAPESP), diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança.

O post Secretário de Saúde do Estado visita Faculdade apareceu primeiro em JORNAL DA REGIÃO.