Notícia

Cidade de Marília.Com

Secretário de Agricultura e Abastecimento visita Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em Pompeia

Publicado em 21 junho 2021

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, visitou no último dia 19/6, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em Pompéia, no interior paulista. Na visita, foi acompanhado pelo secretário-executivo, Francisco Matturro e pelo deputado estadual, Vinicius Camarinha.

Os líderes da Pasta foram recepcionados por Franklim Shujiro "Shunji" Nishimura, presidente do Conselho Holding do Grupo Jacto; Jiro Nishimura, presidente da Fundação; Ricardo Nishimura, presidente do Conselho de Administração; Jorge Nishimura, vice presidente do Conselho Holding; e equipe.

Shunji Nishimura foi fundador do grupo Jacto. Imigrante, deixou o Japão aos 23 anos apenas com sonho e esperança. No Brasil, trabalhou como boia fria na colheita de café, como garçom e mecânico. Construiu uma das maiores fábricas de pulverizadores agrícolas do mundo e resolveu retribuir ao Brasil pelas suas conquistas, criando a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, o Colégio Técnico Shunji Nishimura, o Colégio Shunji Nishimura, a Escola Profissionalizante Chieko Nishimura e o Museu.

Borges e Matturro visitaram o Museu Shunji Nishimura, baseado na raiz, caule e fruto da trajetória da família, do grupo Jacto e de sua responsabilidade social.

Outro ponto visitado foi a Escola Senai, que anualmente realiza mais de 3 mil matrículas e atende cerca de 32 municípios da região.

Borges conheceu também a Faculdade de Tecnologia de Pompéia - Fatec Shunji Nishimura. O local oferece curso de tecnologia de mecanização em agricultura de precisão e big data no agronegócio, sendo considerado um grande exemplo de parceria público privada.

A visita foi finalizada no Memorial Shunji Nishimura e no campo de testes das máquinas.

"Quando cheguei aqui peguei uma placa importante que diz: ninguém faz nada sozinho. Sempre levo isso muito comigo, por isso, tenho ouvido a Assembleia, o setor e os servidores da Secretaria para a minha gestão. A Jacto é uma grande parceria da Secretaria, principalmente dos nossos Institutos com a iniciativa da Fapesp com os Núcleos de Pesquisa Orientados a Problemas. Essa foi uma visita de respeito. Quero que sintam o prédio da Secretaria com uma extensão da Jacto", afirmou Borges.

Participaram da visita: assessor da diretoria da Fundação, Fabio Shotaru Nishimura; diretor de pesquisa de novos negócios, Tsen Ching Kang; presidente da Jacto, Fernando Gonçalves Neto; presidente da Jacto, Carlos Daniel Haushahn; gerente geral de CIAg, Reinaldo de Barnardi; diretor da Jacto, Pedro Estevão Bastos de Oliveira; diretor da Escola Senai Shunji Nishimura, Ronaldo Sotrate Jr; e diretor da Fatec Shunji Nishimura, Carlos Otoboni.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Jornal D Marília