Notícia

Unesp

Secretário da Educação de SP profere Aula Magna na Unesp

Publicado em 05 março 2013

Dia 7 de março, às 9 h, ocorre a Aula Magna de instalação do Curso de Engenharia Química do Instituto de Química (IQ) da Unesp. Ela será proferida pelo Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, no Anfiteatro Prof. Waldemar Safiotti do IQ, na Rua Prof. Francisco Degni nº 55, Bairro Quitandinha.

O novo curso

O curso de Engenharia Química da Unesp foi planejado para a formação de profissionais voltados para pesquisa, desenvolvimento, gestão e inovação de processos químicos e surgiu como ampliação natural das atividades realizadas no Instituto de Química da Unesp, Câmpus de Araraquara, que detém excelência comprovada na formação de recursos humanos na área Química.

O curso tem em sua estrutura curricular forte fundamentação em Física, Química, Matemática e Biologia teórica e experimental nos primeiros anos, e disciplinas específicas a partir do terceiro ano, resultando em uma formação abrangente, que promove a inserção e absorção do recém-formado no mercado de trabalho.

Atividades como estágio, trabalho de conclusão de curso e o projeto de uma planta química, obrigatórios para o graduando, contribuem para a formação de excelência e atuação nos vários campos de competência da Engenharia, incluindo atividades industriais e acadêmicas.

A localização do curso no centro do Estado de São Paulo promove forte integração com o setor de agronegócios, produtos naturais, papel e celulose, bioenergia e agroquímicos.

Perfil do Secretário

O atual secretário da Educação de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin. Natural de Rio Claro, interior paulista, foi reitor da Unesp de janeiro de 2009 a dezembro de 2012, professor titular do departamento de materiais e tecnologia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FE) da Unesp desde 1996 e membro do Conselho Superior da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas. 

Herman Voorwald foi também vice-reitor e assessor-chefe de Planejamento e Orçamento da Unesp no quadriênio 2005-2009. É formado em engenharia mecânica pela Unesp, mestre em engenharia mecânica pelo ITA e doutor em engenharia mecânica pela Unicamp, em 1988, ano em que concluiu também um pós-doutorado na Bélgica.

Assessoria de Comunicação e Imprensa