O Secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Izalci Lucas, anuncia nesta quarta-feira (20) início de cooperação técnica com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) para utilização do Sistema de Acompanhamento e Gestão eletrônico (SAGe). Por meio desse sistema, utilizado pela entidade paulista, é possível agilizar a análise de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas. O anúncio ocorrerá durante a nonagésima reunião do Conselho Superior da FAPDF, às 9h, no Hotel Mercure.
Para a diretora da FAPDF, Maria Amélia Teles, trata-se de passo fundamental capaz de inserir a entidade num contexto maior de promoção dos trabalhos científicos e tecnológicos em desenvolvimento no Distrito Federal. As pesquisas são direcionadas principalmente para o desenvolvimento sustentável, a promoção da ciência e da tecnologia em sintonia com a demanda do mercado de trabalho.
Izalci Lucas anunciará também o programa de aceleração da pesquisa científica e tecnológica no DF. De acordo com o secretário, três projetos merecerão prioridade: Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior; Programa de Apoio a Eventos e Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação. Os editais para execução desses projetos já estão em andamento.
Será relançado novo edital para estimular o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, que alcançou grande sucesso. A secretaria também incentivará o Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação, que recebeu 454 projetos.
Para o secretário, a principal iniciativa das propostas é de estimular os jovens e os profissionais a apostarem no desenvolvimento científico e tecnológico. "Dessa forma será possível promover ampla capacitação profissional da mão de obra no DF para tornar nossos profissionais competitivos no mercado nacional e internacional", destacou Izalci Lucas.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico