Jornal do Commercio Brasil (SP)

Secretaria fará mapa genético de vítimas de ataque cardíaco

Publicado em 18 agosto 2008

Da redação

A Secretaria Estadual de Saúde prepara mapa genético, inédito no Brasil, de pacientes vítimas de infarto do miocárdio, para verificar os genes que são ativados e as proteínas que o organismo de cada indivíduo sintetiza no momento do ataque. A pesquisa está sendo coordenada pelo Instituto Dante Pazzanese, vinculado à secretaria.

O hospital deverá divulgar a conclusão do trabalho no início do próximo ano. Cerca de R$ 300 mil estão sendo investidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para a realização do estudo.

Dez pacientes do sexo masculino com mais de 50 anos que chegaram ao pronto-socorro do Dante Pazzanese com infarto, em 2007, tiveram sangue coletado na mesma hora em que os médicos realizavam o atendimento de emergência. O material foi enviado à Universidade da Catalunha, na Espanha, juntamente com o sangue de dez outras pessoas consideradas saudáveis, para comparação.

Uma tecnologia avançada chamada microarray possibilita a geração de um painel eletrônico que mostra, em computador, os genes ativados em cor verde, os inativados em vermelho e os não testados em amarelo. O resultado é uma espécie de cartão com todas as informações genéticas do paciente que teve infarto. O resultado das análises laboratoriais será encaminhado à Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, para avaliação estatística comparativa.

"Isso contribuirá para que o tratamento desses pacientes seja totalmente individualizado, e as medicações oferecidas conforme o perfil genético", afirmou o cardiologista Marcelo Sampaio, do laboratório de Biologia Molecular do Dante Pazzanese.