Notícia

Câmara Municipal de Araraquara

Secretaria de Educação adota Ludo Educativo na rede de ensino

Publicado em 22 outubro 2020

Plataforma foi indicada pelo vereador Jéferson Yashuda (PSDB)

Atendendo à Indicação nº 1.827/2020 , do vereador Jéferson Yashuda (PSDB), a Secretaria Municipal de Educação de Araraquara, como alternativa para os estudantes continuarem aprendendo com a suspensão das aulas presenciais, disponibilizou na rede municipal de ensino a plataforma Ludo Educativo, de aprendizado colaborativo com acesso totalmente gratuito, visando adotar novas tecnologias digitais para a manutenção do ensino remoto.

O Ludo Educativo está disponível no “ Lição em Casa” , portal criado pela Secretaria de Educação “com conteúdos e atividades pedagógicas com a finalidade de dar continuidade ao processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal e, ainda, contribuir para que mantenham o vínculo com a escola, com seus professores, educadores, cotidiano e vivências educacionais neste momento de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)”.

Criada pelo grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, um projeto de extensão universitária do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), em parceria com a Aptor Software, a plataforma de ensino à distância busca auxiliar alunos e professores do ensino fundamental e médio.

Yashuda explica que “o diretor do CDMF, Elson Longo, Professor Emérito da UFSCar, entrou em contato com o gabinete colocando à disposição da rede de ensino municipal de Araraquara a plataforma Ludo Educativo, de forma totalmente gratuita”.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Unesp, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

A plataforma conta com mais de 50 jogos, com o intuito de fixar conteúdo e divertir. Além disso, o Ludo também possui atividades para pintura e desenho (para serem baixadas, impressas e coloridas) e a plataforma do Ludo Escola, onde professores podem criar avaliações que são aplicadas através de jogos (e coletar relatórios dessas avaliações).