Notícia

Portal da Cidade de Ribeirão Preto

Secretaria da Saúde promove Conferência Livre de Meio Ambiente

Publicado em 04 setembro 2013

O Programa de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, marcou para esta sexta-feira, dia 6 de setembro, a Conferência Livre do Meio Ambiente para discutir dois eixos temáticos: Redução de impactos ambientais e Educação Ambiental. “

As propostas apresentadas nesta Conferência serão encaminhadas ao Ministério do Meio Ambiente e serão discutidos na Conferência Nacional, que acontece de 24 a 27 de outubro em Brasília”, afirma a enfermeira Regina Helena Von Atzingen, responsável pelo Programa.

A conferência será realizada, das 9h às 17h, no auditório do ECEU (Espaço Cultural e de Extensão Universitária), da Faculdade de Medicina/USP, na avenida Nove de Julho, 980. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, dia 5, pelo e-mail conferenciama@saude.pmrp.com.br ou no local. “Nosso objetivo é identificar medidas que ajudem na implementação da gestão compartilhada de resíduos sólidos, tomando por base os objetivos da lei, como não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”, explica a enfermeira.

A abertura será às 9h30 com palestra sobre “Resíduos Sólidos e a Educação Ambiental na área da Saúde”, que será ministrada pela professora Angela Maria Magosso Takayanagui, da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, responsável pelo Laboratório de Saúde Ambiental da Instituição e coordenadora do Grupo de Pesquisa GIERSS (Grupo Interinstitucional de Estudos da Problemática dos Resíduos de Serviços de Saúde) da USP.

Às 10h30, a professora Sonia Valle Walter Borges de Oliveira faz palestra sobre o tema “Redução de Impactos Ambientais na área da Saúde”. Sônia, atualmente é professora associada da Faculdade de Economia e Administração da USP de Ribeirão Preto e assessora científica da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo).

O evento prevê, a partir das 14h, debates para elaboração das ações prioritárias e propostas a serem encaminhadas para discussão na 4ª CNMA (Conferência Nacional do Meio Ambiente).

CNMA - A 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente acontece  de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília e discutirá o tema “Resíduos Sólidos”, tendo o objetivo de contribuir para a implantação da Lei 12.305/2010 (Política Nacional de  Resíduos Sólidos). Nessa conferência serão debatidos os temas “Produção e consumo sustentáveis”, “Redução dos impactos ambientais”, “Geração de trabalho, emprego e renda” e “Educação ambiental”.