Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Secretaria da Justiça promove conferência sobre combate ao racismo institucional

Publicado em 27 novembro 2007

Como ato de celebração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro) a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realiza, em 28 de novembro, a conferência estadual "O Sistema de Justiça e o Combate ao Racismo Institucional", na Faculdade de Direito da USP. No evento estarão reunidos autoridades, militantes do movimento negro e da defesa dos direitos humanos para debater mecanismos e apontar caminhos para o enfrentamento ao racismo institucional.

O papel do Estado e da sociedade civil na eliminação do racismo institucional será tema chave das palavras dos conferencistas, Celso Lafer (diretor-presidente da Fapesp), Hélio Santos (presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade) e Sueli Carneiro (dirigente do instituto da mulher negra Geledés). Será prestada homenagem ao advogado, poeta e expoente do movimento abolicionista brasileiro Luiz Gama (1830-1882), com um quadro a ser fixado nas paredes da histórica faculdade de direito.


Programação

18 horas - Recepção

18h30 - 1ª Parte - Homenagem solene ao abolicionista Luiz Gama

Palavras de Eunice Aparecida de Jesus Prudente, ex-secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania José Renato Nalini, Desembargador do TJSP e presidente da Academia Paulista de Letras João Grandino Rodas, diretor da Faculdade de Direito da USP Luiz Antônio Marrey, secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania

19 horas - Descerramento do quadro de Luiz Gama a ser fixado na Faculdade de Direito da USP19h30 - 2ª Parte - Conferências sobre o racismo institucional "O Papel do Estado e da Sociedade Civil na Promoção da Justiça Social" Expositor: Celso Lafer, professor titular da Faculdade de Direito da USP e diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

19h50 - "As Dificuldades do Ingresso e Ascensão do Negro no Serviço Público — O Racismo Institucional" Expositora: Sueli Carneiro, diretora do Geledés (Instituto da Mulher Negra).

20h10 - "O Sistema de Justiça e a Promoção da Igualdade Racial" Expositor: Hélio Santos, presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade


Serviço:

Data: 28 de novembro

Horário: a partir das 18 horas

Local: Faculdade de Direito da USP. Largo São Francisco — Centro — São Paulo.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania