Iniciativa vai selecionar projetos inovadores de jovens empreendedores; inscrições vão até o dia 14 de dezembro
O Sebrae-SP vai financiar bolsas e oferecer mentoria no Programa Centelha, iniciativa criada para estimular o empreendedorismo inovador e disseminação da cultura do empreendedorismo entre jovens. No Estado de São Paulo, o programa é realizado pela FAPESP e as inscrições vão até o dia 14 de dezembro no site www.fapesp.br/centelha.
O programa é composto por três fases: Fase 1 (Ideias inovadoras), Fase 2 (Projeto de empreendimento) e Fase 3 (Projeto de Fomento). Podem se inscrever empreendedores pessoa física maiores de 18 anos ou empresas de pequeno porte.
Os 50 melhores projetos participarão da Fase 3, quando cada empreendedor receberá o financiamento de R$ 80 mil para o desenvolvimento da proposta mais o complemento das bolsas do Sebrae no valor de até R$ 48,5 mil, que poderá ser concedida para o pesquisador responsável ou para o pessoal de apoio técnico. Os selecionados receberão ainda mentoria dos especialistas do Sebrae para aprimoramento da proposta.
O objetivo do programa é estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos ou de processos inovadores e apoiar, por meio da concessão de recursos e bolsas, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de São Paulo.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Certi.
Fases do Programa
Fase 1: Ideias Inovadoras – Apresentação do problema que soluciona e a explicação da oportunidade, características básicas da solução proposta, diferencial inovador frente ao que já existe no mercado e identificação e perfil da equipe envolvida. É quando os proponentes farão a inserção de informações básicas sobre a principal ideia da proposta.
Fase 2: Projeto de Empreendimento – Apresentação da equipe, produto, tecnologia, mercado, capital e gestão. É quando os proponentes farão o detalhamento das propostas, agora com foco na viabilidade e no desenvolvimento do empreendimento.
Fase 3: Projeto de Fomento – Detalhamento do cronograma físico financeiro da proposta e aplicação dos recursos de subvenção a serem recebidos.