A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) continua a visitar as empresas da região de Campinas para coletar dados para uma nova edição da Pesquisa da Atividade Econômica Paulista (Paep), com informações relativas ao ano de 2001.
A pesquisa anterior foi realizada em 1997 com dados referentes ao ano de 1996. Estão sendo visitadas no Estado de São Paulo cerca de 43 mil empresas. Em Campinas e região, 60% das empresas já foram visitadas. A coleta dos dados junto às empresas começou no mês de agosto e deve terminar até meados de janeiro.
De acordo com a assessoria de imprensa do Seade, a receptividade das empresas aos pesquisadores está sendo muito boa e isso irá contribuir para que os resultados da Paep sejam divulgados ainda no primeiro trimestre do próximo ano. As análises da Paep serão de relevância estratégica na atualização das informações sobre a estrutura econômica e na percepção das transformações que se processam na economia paulista, possibilitando análises e comparações. Seus resultados serão utilizados pelo Governo do Estado no planejamento de políticas econômicas.
Nesse atual levantamento, além dos setores já pesquisados no anterior (indústria, comércio, construção civil, serviços de informática e bancos), foi ampliada a participação do setor de serviços, com a inclusão de diversos segmentos. Estão sendo pesquisados número de unidades, produção física, recursos humanos nas empresas e o relacionamento destas com as escolas técnicas, a fim de constatar as necessidades de treinamento na indústria e no setor de serviços.
Além dos recursos do Seade, a Paep está sendo financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Ministério da Ciência e Tecnologia através da Finep, Ministério da Educação e da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo.
A pesquisa tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Associação Comercial de São Paulo, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Federação dos Serviços do Estado de São Paulo, Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo, Sebrae-SP e a Fundação Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
O Seade instalou 21 escritórios em todo o Estado de São Paulo, que estão sendo utilizados por 86 técnicos, 1.092 pesquisadores de campo e mais 72 funcionários administrativos - financeiros.
Notícia
A Folha (São Carlos, SP)