Notícia

RedeNotícia

Sciences Po abre seleção para alunos estrangeiros

Publicado em 15 dezembro 2011


Agência FAPESP – A Sciences Po, tradicional estabelecimento de ensino superior e de pesquisa da França, abriu processo de seleção de alunos estrangeiros para formações de bacharelado, mestrado e doutorado para o ano universitário 2012-2013. As inscrições poderão ser feitas até o dia 21 de fevereiro de 2012 para os estudantes que desejem passar por entrevista no Brasil.

O objetivo da instituição é o de formar futuros responsáveis pelos setores público e privado, franceses e internacionais, nas áreas de direito, ciências sociais e relações internacionais. O procedimento internacional de candidatura só se aplica para os campi regionais. Se o candidato obteve seu baccalauréat ou outro diploma equivalente de estudos secundários, mas deseja realizar sua formação de bacharelado no campus de Paris, deverá prestar o exame de admissão na capital francesa.

O diploma de bacharelado é obtido no Collège Universitaire da Sciences Po, oferecendo uma formação fundamental em ciências sociais (Economia, Direito, História, Sociologia e Ciência Política), que pode ser enriquecida por um aprofundamento em uma área geográfica do mundo e suas temáticas particulares.

Sete campi na França compõem o Collège Universitaire: Paris, que oferece o programa generalista, os duplos diplomas com universidades parisienses e o programa de estudos euro-africanos; Dijon, com enfoque na Europa Central e Oriental; Le Havre, para estudos euro-asiáticos; Menton, voltado para o Mediterrâneo e Oriente Médio; Nancy, focado nos estudos franco-alemães; Reims, com ênfase nas relações euro-americanas; e Poitiers, voltado aos estudos euro-latino-americanos.

Os dois primeiros anos dessa formação se passam na França e o terceiro é realizado no exterior, na forma de estágio ou de intercâmbio acadêmico em uma das universidades parceiras da Sciences Po. Após esse período, que confere então o diploma de bacharelado, o estudante poderá dar continuidade aos seus estudos integrando uma das formações de mestrado oferecidas pela Sciences Po no campus de Paris ou mesmo em outra universidade de sua escolha.

O estudante pode apresentar candidaturas para até dois campi em um mesmo ano. O processo de seleção é feito com base na análise de um extenso dossiê e de entrevista oral. Em caso de admissão na primeira etapa, as entrevistas ocorrem em 70 cidades ao redor do mundo.

A Sciences Po possui um procedimento de admissão internacional para as formações de mestrado, programas de duplo diploma e doutorado. O processo se dá por meio do preenchimento de um dossiê on-line e geralmente não é necessária a realização de entrevista oral.

O mestrado da Sciences Po tem duração de dois anos e é ministrado em Paris. Os alunos do Master Professionnel devem realizar um semestre de estágio em empresa e os de Master Recherche um semestre de intercâmbio de estudos em uma das universidades parceiras. Ao fim do curso, exige-se que os estudantes tenham domínio de duas línguas estrangeiras. Vários cursos de mestrado da Sciences Po são realizados parcial ou inteiramente em inglês.

A Sciences Po também oferece cursos de mestrado com duplo diploma, com estabelecimentos franceses e de várias partes do mundo. Há um programa de duplo diploma com o Brasil, realizado em parceria com a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Em relação ao doutorado, as pesquisas podem se relacionar às cinco áreas de estudos das ciências sociais: Direito, Economia, História, Ciências Políticas e Sociologia.

Mais informações: http://admissions.sciences-po.fr