Notícia

Jornal da Ciência online

ScienceBlogs se junta ao Blogs de Ciência da Unicamp

Publicado em 15 junho 2020

Site se torna a maior plataforma de divulgação científica em número de blogs. São 151 que promovem conhecimento científico de forma didática

O ScienceBlogs migrou para o Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tornando este a maior plataforma de blogs de ciência em número de páginas do mundo.

Uma das primeiras plataformas de divulgação científica em formato blog, o ScienceBlogs foi criado em 2006 por Atila Iamarino, Rafael Soares e Kentaro Mori.

Rafael Soares, líder de comunidades do ScienceBlogs, contou em entrevista à Comunicação Blogs de Ciência da Unicamp que a união entre as duas plataformas aumenta o alcance e impacto dos conteúdos. “Ciência e tecnologia permeiam a vida de todos e muitos não se dão conta desse impacto no dia a dia; por isso o formato web é uma forma democrática de contato com a ciência de forma simples e interessante”, disse Soares.

O projeto Blog de Ciências da Unicamp está no ar desde 2015 e é a primeira plataforma de divulgação científica em formato de blogs em uma instituição de ensino e pesquisa. Reúne pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação para promover informações embasadas e relevantes para a sociedade.

Para dar conta de atualizações diárias, uma equipe voluntária está disponível para atendimento, suporte técnico, treinamento semestral e divulgação em mídias sociais.

“O interessante dos blogs é que, ao contrário das publicações científicas tradicionais, sua linguagem é mais acessível e uma certa carga de opinião do autor ajuda a humanizar o conteúdo. Outra vantagem é a de permitir discussões em tempo real sobre os temas abordados, tornando-se uma importante ferramenta de troca e aprendizado”, comentou Ana Arnt, bióloga responsável pelo Blogs de Ciência da Unicamp, também em entrevista para a Comunicação do Blogs.

Para utilizar a plataforma, os pesquisadores fazem um curso presencial e on-line para entender o funcionamento das ferramentas disponíveis e de desenvolver noções de divulgação científica, utilizando linguagens e abordagens adequadas ao público que pretendem atingir. Outros temas abordados são história dos blogs no Brasil, uso e direitos de imagem e das redes sociais.

O projeto também tem edições especiais. Atualmente, dados atualizados sobre a pandemia de COVID-19 podem ser acessados em www.blogs.unicamp.br/covid-19/. Outras edições já trataram de temas relevantes como o Protagonismo Feminino na Ciência, Ciência e Política e Ciência e Cultura Pop, todos disponíveis na plataforma.

*Com informações da Comunicação Blogs de Ciência da Unicamp.

Agência Fapesp