Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Science publica artigo de Thomas M. Lewinsohn em sua edição desta sexta

Publicado em 23 março 2012

A revista Science publicou nesta sexta-feira (23) um artigo na seção Perspectives, intitulado "Keystones in a tangled bank", de autoria de Thomas M. Lewinsohn, professor de Ecologia, do Instituto de Biologia da Unicamp e de Luciano Cagnolo, pesquisador Conicet da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina. Perspectives, segundo Lewinsohn, "são artigos escritos a convite dos editores da revista, para comentar e avaliar avanços recentes em um tema de interesse especial".

O comentário dos pesquisadores é sobre três artigos recentemente publicados na Science (dois neste mesmo número), que apresentam diferentes maneiras de investigar a organização de interações entre espécies em comunidades ecológicas. O artigo discute criticamente estas abordagens, que vão desde a modelagem matemática a estudos de campo comparativos ou experimentais. Examina a aplicabilidade destes trabalhos para avaliar a importância de espécies para a manutenção funcional de ecossistemas, e destaca também prioridades para pesquisa futura, no entendimento dos autores.

Em setembro de 2011, Thomas Lewinsohn coordenou a Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Redes em Ecologia, financiada pela Fapesp, com apoio da USP, Unicamp e Abeco (Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação), que reuniu 12 pesquisadores de ponta e 40 alunos do Brasil e de 14 outros países. Lewinsohn é atualmente presidente da Abeco.

Ainda de acordo com Thomas M. Lewinsohn, "a revista Science publica cerca de seis artigos em cada edição semanal na seção Perspectives, que divulga resultados importantes para cientistas de outras áreas e para o público mais amplo. Em cinco anos, este é o terceiro artigo escrito por um autor brasileiro nessa seção".