Notícia

Jornal da Ciência online

SciELO Brasil assina parceria com o Publons para beneficiar a comunidade científica brasileira

Publicado em 18 junho 2019

Por Agência FAPESP

Os periódicos da coleção SciELO Brasil terão acesso a serviço de busca de pareceristas para ajudar os editores a encontrar, filtrar e se conectar com os pareceristas mais pertinentes ao assunto dos manuscritos. Os periódicos terão também acesso ao Serviço de Reconhecimento de Pareceristas do Publons que atribui e registra o crédito apropriado aos pareceristas

O Programa SciELO / Fapesp em sua missão e objetivos de contribuir para o aperfeiçoamento dos periódicos científicos da coleção SciELO Brasil no contexto da Rede SciELO, acaba de estabelecer um acordo com o sistema Publons do Web of Science Group da Clarivate Analytics de apoio aos processos de revisão por pares.

Os periódicos da coleção SciELO Brasil terão acesso ao serviço Reviewer Connect de busca de pareceristas baseada em dados do Publons e da Web of Science, incluindo o SciELO, para ajudar os editores a encontrar, filtrar e se conectar com os pareceristas mais pertinentes ao assunto dos manuscritos. Os periódicos terão também acesso ao Serviço de Reconhecimento de Pareceristas do Publons que atribui e registra o crédito apropriado aos pareceristas. Os serviços estarão à disposição dos periódicos indexados, independente da plataforma de gestão de manuscritos online utilizada pelo periódico.

Alex Mendonça, Coordenador de Sistemas de Gestão de Manuscritos Online do SciELO, afirmou que o acordo é parte do esforço do SciELO de fortalecer a capacidade editorial dos periódicos, em particular nos processos de avaliação de manuscritos. “Ao oferecer acesso a uma base pesquisadores qualificados e compatíveis com a pesquisa sendo avaliada, nossa expectativa é que a qualidade dos pareces aumente e o tempo de tramitação diminua. Além disso, o reconhecimento aos pareceristas por meio do Publons é um passo importante rumo à uma avaliação por pares mais aberta e transparente, em consonância com o alinhamento do SciELO com as boas práticas de ciência aberta.”

Andrew Preston, diretor do Publons, disse: “Pode ser difícil para os editores encontrar pareceristas disponíveis com a expertise correta, e isso pode retardar o processo de publicação e descoberta. O Publons pode ajudar o SciELO a desenvolver periódicos científicos do Brasil, conectando editores, pareceristas e pesquisadores, e garantindo que os pareceristas obtenham reconhecimento pelo que fazem”.

O Publons também pode ser usado por pesquisadores para acompanhar as suas publicações, citações, revisões por pares e afiliações de periódicos num só lugar. Dentre os benefícios do Publons, podemos citar:

Todas as suas publicações facilmente importadas da Web of Science, ORCID ou seu gerenciador de referência bibliográfica (por exemplo, EndNote, Zotero ou Mendeley);

Métricas de citação confiáveis importadas automaticamente da Coleção Principal da Web of Science;

Revisão por pares verificada e validada através de parcerias com milhares de periódicos acadêmicos;

Registro disponível para download resumindo seu impacto acadêmico como autor, editor e parecerista de periódicos.