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Scale-up: experiência de aprendizado ativo

Publicado em 23 agosto 2016

Agência FAPESP – “Scale-up: experiência de aprendizado ativo no IF” será o tema do colóquio do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) no dia 25 de agosto de 2016, às 16h.

 

A palestrante será Carmen Pimentel Cintra do Prado, professora do IFUSP, que falará sobre metodologias de aprendizagem ativa como a Scale-up (“student-centered active learning environment with upside-down pedagogies”).

 

“Nos últimos anos, novos resultados em áreas de pesquisa distintas como cognição, educação, neurociências e psicologia reforçaram e validaram iniciativas de ‘aprendizagem ativa’, que buscam reforçar, na sala de aula, o protagonismo do estudante. Essas experiências têm mostrado, de forma sistemática, resultados positivos tanto na aprendizagem do conteúdo em si quanto na diminuição de índices de repetência e evasão”, diz a professora

 

“Em uma época com informação em abundância e ao alcance de todos em qualquer celular, o interesse dos alunos por palestras só faz diminuir, obrigando-nos a repensar o papel das aulas. Entre as propostas de aprendizagem ativa surgidas como alternativa destacam-se a ‘instrução pelos pares’, desenvolvida por Eric Mazur em Harvard, e metodologias como a Scale-up, desenvolvida por Robert Beicher na Universidade Estadual da Carolina do Norte, e sua variante TEAL (“technology-enhanced active learning”), adotada no MIT e em Yale. Apresentaremos um panorama dessas propostas e discutiremos a experiência que vem sendo realizada no IFUSP a partir do início de 2015 com a adaptação do método Scale-up nas turmas de Física 1. Mostraremos exemplos das atividades desenvolvidas em sala e em casa, abordagem, avaliações, comentando a reação dos alunos”, diz Prado.

 

O evento será realizado no Auditório Abrahão de Moraes do IFUSP, rua do Matão, 1.371 – travessa R, Cidade Universitária, São Paulo. A palestra será transmitida ao vivo pelo endereço: http://iptv.usp.br.

 

Mais informações: http://portal.if.usp.br

 

 

 

Agência FAPESP