Notícia

Jornal da Ciência online

SBPC lamenta morte de Antônio Brito da Cunha

Publicado em 10 dezembro 2019

Sócio fundador da SBPC, cientista faleceu no dia 2 de dezembro, aos 94 anos, em Brasília

O biólogo e professor titular aposentado do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), Antônio Brito da Cunha, faleceu no dia 2 de dezembro, aos 94 anos, em Brasília.

Cunha dedicou sua carreira a pesquisa no campo da biologia evolutiva, tendo desenvolvido projetos nas áreas da variabilidade cromossômica, fatores ambientais, citologia e diferenciação celular em sciarídeos (moscas-dos-cogumelos), em condições normais e em infecções com vírus.

Cunha graduou-se em História Natural em 1943 e obteve p título de doutor em Ciências pela USP em 1948. Na mesma universidade, foi professor do IB e chefe do Departamento de Biologia. Nos Estados Unidos, fez estágio de pós-doutorado na Universidade de Columbia (1951), e foi pesquisador associado (1969) e professor visitante (1970-1971) na Universidade do Texas.

O cientista participou do início do funcionamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), como assessor para Ciências Biológicas, entre 1962 e 1964. Cunha era membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1968 e sócio da SBPC desde sua fundação, em 1948, com a matrícula 38.

SBPC, com informações da ABC

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Ciência e Cultura online