Notícia

Planeta Universitário

SAXS Workbench - 2nd training school for SAXS beginners

Publicado em 09 setembro 2014

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do SAXS Workbench, um treinamento oferecido no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) para pesquisadores iniciantes na técnica de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS, da sigla em inglês Small-angle X-ray scattering). O treinamento prático será oferecido por pesquisadores especializados em espalhamento de raios X, visando à coleta de dados em fontes de luz síncrotron. A técnica é usada para a análise de partículas com dimensões micro e nanométricas. Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento podem se inscrever, mas é preciso ter no mínimo mestrado (concluído ou em andamento). O idioma oficial do evento é o inglês.

 

Situado em Campinas (SP), o LNLS integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, aberta ao uso das comunidades acadêmica e industrial.

 

O treinamento ocorrerá no LNLS, no campus do CNPEM, que fica na Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, em Campinas.

 

Interessados devem se inscrever na página pages.cnpem.br/saxsworkbench, preenchendo a ficha de seleção até o dia 15 de setembro. Mais informações na página http://pages.cnpem.br/saxsworkbench/.

 

Agência FAPESP