Notícia

Ribeirão Preto online

Saúde promove seminário sobre violência contra a mulher

Publicado em 21 agosto 2009

A Secretaria Municipal de Saúde e o Grupo de Pesquisa Gênero e Saúde promovem na segunda-feira, dia 24 de agosto, o Seminário sobre Violência contra a Mulher - "O que pode fazer a Atenção Primária?" no anfiteatro da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.

Voltado para orientar os profissionais da Atenção Primária, UBSs e UBDSs, quanto ao encaminhamento de casos de violência doméstica contra a mulher, o seminário abordará questões como "A prevalência da violência contra a mulher em usuárias do SUS na cidade de Ribeirão preto", "Manejos de casos de Violência", "Gênero e violência", "Como notificar a violência", entre outros .

Para os organizadores, a importância do evento está em poder notificar os casos que aparecem diariamente e orientar às pacientes em relação aos direitos que elas têm e que devem ser usados para se defender do agressor. Segundo pesquisa recente realizada pela Universidade de São Paulo com 504 usuárias do SUS, 80% recorriam à unidade de saúde, sendo que 50% afirmaram ter sofrido algum tipo de violência do parceiro.

O seminário também tem apoio da Fapesp, Cnpq, Fmrp-Usp, Eerp-Usp e Ffchrp-Usp.