Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Saúde na América Latina é tema de debate em encontro internacional

Publicado em 15 março 2018

Por Gustavo Aleixo

Geraldo Alckmin concede entrevista após participação em debate no Fórum Econômico Mundial

Evento reuniu líderes de empresas, governos e a sociedade civil para analisar os desafios da região

O governador Geraldo Alckmin participou, nesta quinta-feira (15), do painel “Revolução na Saúde”, atividade do 13º Fórum Econômico Mundial da América Latina. O encontro foi realizado na capital paulista, no último dia de programação do evento.

Ao comentar os desafios na área, Alckmin ressaltou a importância dos debates para promover a qualidade de vida dos latino-americanos. “A saúde será o foco do futuro. O setor tem grande importância social, pois gera muitos empregos, grandes investimentos e desafios do ponto de vista epidemiológico”, avaliou o governador.

“Com a tecnologia mais cara e o envelhecimento da população, é preciso equacionar a questão do financiamento. Em São Paulo, destaco as ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado, pelas parcerias, inclusive com a iniciativa privada, e do Instituto Butantan”, acrescentou Geraldo Alckmin.

A diretora-executiva da Optum no Brasil, Patrícia Ellen da Silva, reforçou a necessidade constante de aperfeiçoamentos na saúde em território nacional. “Demos grandes saltos nos últimos anos. Atualmente, envelhecemos em ritmo semelhante ao observado na Suécia. Até 2030, triplicaremos a população acima de 60 anos. Precisamos de acesso, integração, tecnologia e sustentabilidade financeira”, ressaltou.

O Fórum Econômico Mundial da América Latina reuniu centenas de líderes de empresas, governos e a sociedade civil para analisar oportunidades e desafios da região. Os debates também envolvem a tecnologia e a inovação, fatores importantes para a modernização das economias locais, o aumento da produtividade e o progresso econômico para todos.

Outro tema dos encontros foi como a Quarta Revolução Industrial pode ajudar os latino-americanos a promover o espírito empreendedor e o ecossistema de startups.