O Brasil tem mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio, segundo Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede). Neste contexto, o Brasil ODS desta semana fala sobre a importância da saúde mental e a prevenção ao suicídio.
Para falar sobre saúde mental e comportamentos suicidas, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (21/11), os entrevistados:
Raquel Antoniassi – psicóloga, mestre em psicologia clínica, especialista em suicidologia e presidente da Abeps – Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio;
Rodolfo Furlan Damiano – médico psiquiatra e doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Chefe do ambulatório de depressão resistente ao tratamento, autolesão e suicidalidade do IPQ-HCFMUSP. Professor do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
Contamos também com a coluna da Gabriela Chabbouh, especialista nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Este programa colabora com o ODS 3 (Saúde e bem-estar) que visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
O Brasil ODS – Observatório no Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
O programa conta com o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A apresentação foi do jornalista Franklin Valverde.