Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Saúde e Urbanidade é o próximo tema do Ciclo de Palestras do NBEE

Publicado em 21 agosto 2015

Para próximo dia 24 de agosto, o Núcleo Brasil de Estudos Estratégicos (NBEE) da FESPSP convidou o Dr. Paulo Saldiva, Coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da FMUSP para apresentar a palestra SAÚDE E URBANIDADE no auditório do Campus FESPSP.

Desenvolvimento sustentável, ocupação e mobilidade urbana estão intrinsecamente relacionados as questões da poluição atmosférica e saúde pública, é preciso equacionar estas variáveis para termos crescimento e qualidade de vida nos grandes centros urbanos onde mais de 80% dos brasileiros vivem e trabalham, explica o conselheiro Pedro Guerra, Coordenador do NBEE. “O direito a uma cidade saudável é uma questão de políticas públicas que o NBEE quer debater no Ciclo de Palestras, e para isso convidamos o Dr. Paulo Saldiva, um dos mais renomados especialista na área, para apresentar a visão dele nesta palestra”.

Serviço

Palestra: SAÚDE E URBANIDADE

Convidado: DR. PAULO SALDIVA

Data: 24 de agosto de 2015

Horário: 18hs

Local: Auditório do Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque

Evanto aberto à toda comunidade da FESPSP

SOBRE PAULO SALDIVA

Médico, formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1977. Residência em Patologia completada em 1980 na FMUSP. Professor Titular de Patologia da Faculdade de Medicina da USP desde 1995. Responsável pela autópsia e patologia pulmonar de diagnóstico e atividades de ensino.  Coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da FMUSP desde 1985. Coordenador do Instituto Nacional de Análise Integrada do Risco Ambiental do Conselho Nacional de Pesquisas e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Membro do Comitê Científico do Centro Harvard/Environmental Protection Agency dos Estados Unidos da América do Norte para o estudo dos efeitos da poluição atmosférica sobre a saúde humana desde 2002 até o presente. Membro do Comitê da Organização Mundial da Saúde para a definição dos novos padrões globais de qualidade do ar em 2005-2006. Membro do Comitê designado pela International Agency for Research in Cancer (IARC/WHO) para a definição do potencial carcinogênico da poluição atmosférica (2013). Recebeu do Ministério da Ciência a Comenda do Mérito Científico. Autoria de 489 artigos completos em periódicos internacionais. Vice Diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e Membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências.

SOBRE O NBEE

Órgão orientado para o estudo, pesquisa e difusão de conhecimentos relativos ao papel do Estado  e do setor privado no desenvolvimento do Brasil. Eixos de atuação: Organização do Estado Brasileiro, Inserção do Brasil no contexto global, Desenvolvimento Urbano, da Indústria, do Meio Ambiente e da Energia, e do financiamento de longo prazo.

A forma de atuação será a partir de grupos de trabalho, eventos com debates de temas discutidos nos grupos e palestras com convidados locais e estrangeiros. Os temas gerais de atuação do NBEE são a Política Institucional, Brasil e Globalização, Projetos de Futuro e Infraestrutura e Cidades - Onde as coisas acontecem.