Desenvolvimento sustentável, ocupação e mobilidade urbana estão intrinsecamente relacionados as questões da poluição atmosférica e saúde pública, é preciso equacionar estas variáveis para termos crescimento e qualidade de vida nos grandes centros urbanos onde mais de 80% dos brasileiros vivem e trabalham, explica o conselheiro Pedro Guerra, Coordenador do NBEE. “O direito a uma cidade saudável é uma questão de políticas públicas que o NBEE quer debater no Ciclo de Palestras, e para isso convidamos o Dr. Paulo Saldiva, um dos mais renomados especialista na área, para apresentar a visão dele nesta palestra”.
Serviço
Palestra: SAÚDE E URBANIDADE
Convidado: DR. PAULO SALDIVA
Data: 24 de agosto de 2015
Horário: 18hs
Local: Auditório do Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque
Evanto aberto à toda comunidade da FESPSP
SOBRE PAULO SALDIVA
Médico, formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1977. Residência em Patologia completada em 1980 na FMUSP. Professor Titular de Patologia da Faculdade de Medicina da USP desde 1995. Responsável pela autópsia e patologia pulmonar de diagnóstico e atividades de ensino. Coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da FMUSP desde 1985. Coordenador do Instituto Nacional de Análise Integrada do Risco Ambiental do Conselho Nacional de Pesquisas e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Membro do Comitê Científico do Centro Harvard/Environmental Protection Agency dos Estados Unidos da América do Norte para o estudo dos efeitos da poluição atmosférica sobre a saúde humana desde 2002 até o presente. Membro do Comitê da Organização Mundial da Saúde para a definição dos novos padrões globais de qualidade do ar em 2005-2006. Membro do Comitê designado pela International Agency for Research in Cancer (IARC/WHO) para a definição do potencial carcinogênico da poluição atmosférica (2013). Recebeu do Ministério da Ciência a Comenda do Mérito Científico. Autoria de 489 artigos completos em periódicos internacionais. Vice Diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e Membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências.
SOBRE O NBEE
Órgão orientado para o estudo, pesquisa e difusão de conhecimentos relativos ao papel do Estado e do setor privado no desenvolvimento do Brasil. Eixos de atuação: Organização do Estado Brasileiro, Inserção do Brasil no contexto global, Desenvolvimento Urbano, da Indústria, do Meio Ambiente e da Energia, e do financiamento de longo prazo.
A forma de atuação será a partir de grupos de trabalho, eventos com debates de temas discutidos nos grupos e palestras com convidados locais e estrangeiros. Os temas gerais de atuação do NBEE são a Política Institucional, Brasil e Globalização, Projetos de Futuro e Infraestrutura e Cidades - Onde as coisas acontecem.
SOBRE A FESPSP
FESPSP: 82 anos de Reconhecimento
A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.
Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.
O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.
Website: http://www.fespsp.org.br