Notícia

O Povo

Saúde, ciência e ecologia o mundo em destaque

Publicado em 19 dezembro 2005

As 51 edições do Ciência & Saúde trataram dos mais diversos assuntos em 2005. Hoje, última edição do ano, já que não haverá circulação no dia 25 de dezembro, um pequeno resumo dos assuntos mais importantes publicados nas áreas de saúde, ciência e meio ambiente
O ano de 2005 está terminado. Essa é a última, das 51 edições publicadas esse ano do Ciência & Saúde. Em todas as publicações, novidades, dicas de saúde, inovações científicas, avaliações sobre o meio ambiente e questões polêmicas. Vários assuntos foram discutidos ao longo deste ano: saúde ocular; fé e cura; vida sexual; eutanásia; caatinga; saúde bucal; síndrome de down; desafios da saúde no Brasil; reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Até felicidade foi pauta do caderno em 2005.
Entre os destaques, não se pode deixar de citar os cadernos especiais sobre câncer e sobre Aids. Em abril, para lembrar o Dia Mundial de Luta contra o Câncer, 8 de abril, um Ciência & Saúde especial discutiu a prevenção a partir da alimentação. Dicas para o leitor e novidades para a prevenção dessa doença.
Já para lembrar os 25 anos de combate à Aids, foram publicados dois cadernos especiais, um no dia 27 de novembro e outro do dia 4 de dezembro. Além de depoimentos, foi apresentado um histórico completo sobre a doença, desde o início da epidemia, como os grupos de risco, até os dias de hoje, com a interiorização e feminilização da doença. Além disso, as novidades em vacinas, medicamentos e tratamentos também foram destaques.
Em relação à Ciência, o caderno não deixou de trazer as mais recentes discussões no mundo científico. Além de matérias com as novidades divulgadas pelas agências, como a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo), e revistas Nature e Science, em 2005 dois assuntos foram destaque: os 100 anos das teorias de Albert Einstein e a reunião da SBPC sediada na Universidade Estadual do Ceará (Uece).
No caderno especial sobre Einstein, além de explicar as teorias, lembrar a comprovação feita em Sobral há 100 anos e mostrar a importância das descobertas do cientista, o caderno trouxe informações sobre a vida desse gênio da ciência e artigo de estudiosos da física.
O meio ambiente também esteve presente no Ciência & Saúde, principalmente na coluna semanal do jornalista Edgard Patrício, Ecologia. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, foram publicados dois cadernos especiais sobre as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) presentes no Ceará, espaços para proteger a natureza no Estado.
Para terminar o ano, nada melhor do que fazer uma avaliação sobre os desastres naturais ocorridos em 2005, os problemas relacionados ao meio ambiente em Fortaleza, no Brasil e no mundo e sobre as discussões em relação à preservação. As perdas econômicas, principalmente nos Estados Unidos, com os furacões, enchentes e secas, são uma pequena mostra do que ainda está por vir se o ser humano não mudar a conduta poluidora e de degradação.
Já para os próximos anos, que os destaques do Ciência & Saúde sejam: ''Temperatura diminui no Planeta'', ''Encontrada a vacina para combater a Aids'', ''Menos lixo, mais reciclagem no Brasil'', ''O câncer mata menos no Mundo'', ''Homem mais consciente, meio ambiente mais preservado''. Vamos torcer (e agir!).