Notícia

Sentidos online

Saúde auditiva

Publicado em 11 maio 2010

Dois eventos reúnem, em Bauru (SP), de 12 a 14 de maio, especialistas brasileiros e estrangeiros na área de saúde auditiva. Nos dias 12 e 13, o 4º. Seminário Científico em Saúde Auditiva, com vasta programação a partir das 8h, discutirá as ações de saúde auditiva realizadas por serviços credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em seus diferentes níveis de atenção. Ao todo, são 141 serviços de saúde auditiva que funcionam no país. Participam da programação representantes do Ministério da Saúde e de secretarias estaduais de saúde.

A noite do dia 13 e o dia 14 serão reservados ao 2º. Seminário sobre Implante Coclear e à comemoração dos 20 anos da unidade responsável por essa cirurgia de alta tecnologia, o CPA - Centro de Pesquisas Audiológicas (hoje no organograma do Centrinho-USP denominado Seção de Implante Coclear). O evento será aberto, às 19h30 do dia 13 (quinta-feira) com a conferência internacional "Aprendendo a ouvir", proferida pelo pesquisador Warren Estabrooks, de Toronto, Canadá.

Na sexta (14), o seminário prossegue a partir das 8h30, com outra conferência internacional: "Avanços tecnológicos no implante coclear", com a dra. Anne Beiter, dos EUA. Às 10h30, será a vez da participação das "pratas da casa", com a fonoaudióloga Natália Barreto Frederigue-Lopes (Pós-doutoranda pelo Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP e doutora em Psicologia e Neurociências e Comportamento pela USP-SP) e da professora Carmem Silvia Barreira-Niélsen (Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de Vila Velha-UVV-ES).

20 anos são representados por 20 pacientes

Às 11h, haverá uma cerimônia comemorativa dos 20 anos do CPA. Ao mesmo tempo, comemora-se os 20 anos desde que a primeira cirurgia de implante coclear do tipo multicanal foi realizada no Brasil, na paciente Jaqueline Costa Castro, hoje com 39 anos, de São Gonçalo (RJ). Ela estará na cerimônia com mais vinte crianças implantadas que vão representar cada uma delas um ano do Centro. "De lá para cá, os avanços tecnológicos tornaram o implante coclear ainda mais eficaz", conta o médico otologista Orozimbo Alves Costa Filho, que coordena as cirurgias no CPA.

"Os números são muito importantes, evidentemente. Mas, para nós, o mais importante são os indivíduos que atendemos e suas possibilidades de desenvolvimento", afirma Costa Filho, que traz na bagagem uma carreira de 48 anos de dedicação à área auditiva e a realização ou coordenação de quase mil cirurgias de implante coclear , somando as realizadas no Centrinho-USP e as feitas no Programa do Hospital Samaritano (da capital paulista), onde ele também atua.

Na tarde do dia 14, o Seminário sobre Implante Coclear segue com workshop e palestras. Os dois eventos são promovidos pelo Centrinho-USP e a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), com apoio dos órgãos de fomento CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

A programação completa está no site do Centrinho-USP, área de eventos: www.centrinho.usp.br/eventos/info. Serão recebidas inscrições para participação na secretaria do evento (Al. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 Vila Universitária). Mais informações: 14 3235-8437 ou pelo e-mail eventos@centrinho.usp.br

Serviço:

4º. Seminário Científico em Saúde Auditiva (12 e 13/5/2010, com abertura às 8h)

2º. Seminário sobre Implante Coclear (13 e 14/5/2010, abertura às 19h30 do dia 13)

Local: Alameda Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 Vila Universitária, Bauru-SP

Público-alvo: fonoaudiólogos, médicos otorrinolaringologistas e demais profissionais interessados nos temas abordados.

Organização: Hospital Centrinho-USP e Faculdade de Odontologia de Bauru da USP (FOB-USP).

Apoio: CNPq, Fapesp e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Os eventos poderão ser assitidos ao vivo, nos três dias de seminários, pela IPTV/USP.