O Pará vai receber uma remessa com 53.991 doses da vacina contra a dengue. Belém e outros 21 municípios foram os contemplados para iniciarem a imunização pelo SUS nas próximas semanas. A quantidade de doses enviadas a cada uma das cidades paraenses já foi definida pelo Ministério da Saúde (MS). No entanto, o início da aplicação da vacina no Pará ainda não foi informado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que, por meio da Nota Técnica n° 81/2024 emitida pelo Ministério da Saúde, foi comunicada que o município de Belém será contemplado na 5ª remessa de distribuição da vacina contra a dengue. “No entanto, a nota não especifica a data de chegada das doses ao município. A Sesma aguarda as orientações técnicas-operacionais do Ministério da Saúde (MS) em relação à administração da vacina e à sua implantação no município”, comunica a Sesma.
Neste novo lote, serão enviadas para todo o Brasil quase 1 milhão de doses, sendo 656.172 de reforço e 335.200 de ampliação, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde (MS). Devido à capacidade de produção do laboratório, os imunizantes contra a dengue estão sendo entregues em parcelas. Com esse novo repasse, mais 405 municípios brasileiros foram contemplados, totalizando 1.735 que estarão vacinando adolescentes de 10 a 14 anos.
APLICAÇÕES
Segundo o Ministério da Saúde a proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue é feita com duas doses do imunizante incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024 a incidência de dengue aumentou em todo mundo, sobretudo devido às mudanças climáticas, que aceleraram a reprodução dos mosquitos transmissores. Contudo, a capacidade de produção do único laboratório fornecedor não é suficiente para atender à demanda do Brasil. Nesse cenário, o Ministério da Saúde tem investindo também na produção de uma vacina brasileira, já em fase final, pelo Butantan.