Notícia

Quimiweb

Satélites brasileiros: de Cubesats ao Amazônia 1

Publicado em 19 maio 2021

Início

20/05/2021

Fim

20/05/2021

Agência FAPESP – O terceiro encontro da série de debates Ciência UFSCar, promovida pela Assessoria de Comunicação Científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), acontecerá amanhã (20/05) com o encontro on-line "Satélites brasileiros: de Cubesats ao Amazônia 1".

Em 28 de fevereiro de 2021, ocorreu o lançamento bem-sucedido do satélite Amazônia 1, de uma base na Índia. O projeto, iniciado há quase 20 anos, inclui o Brasil no seleto grupo de países que dominam o ciclo completo de desenvolvimento de satélites. Assim, o debate abordará não apenas a tecnologia de ponta na área, mas também o potencial educacional do trabalho com satélites.

O encontro contará com a participação de dois dos principais responsáveis pela chamada Missão Amazônia, que prevê o lançamento de mais dois satélites, o Amazônia 1-B e o Amazônia 2. Estarão presentes Adenilson Roberto da Silva, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), coordenador da Missão, e Paulo Roberto Braga Barros, diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A transmissão será às 17 horas pelos canais da UFSCar no Facebook e no YouTube, com cobertura ao vivo no Twitter.

Mais informações: https://bit.ly/33Qap8Z.

Fonte: Agência FAPESP