Notícia

A Tribuna de São Pedro

Sãopedrense faz estágio em Brasília

Publicado em 29 setembro 2012

Tatiana Scaranello Carreira, 22 anos, nascida em São Pedro e estudante do curso de Direito da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Campus de Franca, a convite e indicação do Deputado Federal Antonio Carlos Mendes Thame, participou do estágio-visita na Câmara dos Deputados do Brasil, na semana do dia 16 a 22 de setembro deste ano, cujo objetivo era aproximar estudantes dos cursos de Direito de todo o país à rotina dos Deputados no Congresso Nacional.

Durante uma semana, Tatiana participou de palestras ministradas por embaixadores, deputados, pelo diretor da Agência Nacional de Petróleo e diversas outras autoridades, cujo tema era a exteriorização do Brasil no cenário atual. Também acompanhou a rotina do Deputado Mendes Thame na Câmara, juntamente com seus assessores, em todas as comissões, principalmente nas que havia projeto-lei de Mendes Thame a ser discutido.

A estudante de Direito da UNESP presenteou o nobre deputado federal com um conjunto de toalhas bordadas pela sua avó, Maria Rita Duarte Scaranello, 84 anos, uma das bordadeiras mais tradicionais da cidade, e com crochê de sua tia Hermínia Duarte, representando, assim, a “terra do bordado”.

“Minha relação com o Deputado Mendes Thame começou em 2005, quando assisti à sua entrevista no Globo Repórter sobre a comercialização de sangue indígena na Amazônia, época em que o mesmo presidia a CPI da biopirataria, depois, participei de uma palestra ministrada por ele no Colégio Luiz de Queirós – CLQ, onde cursei o ensino médio, em Piracicaba. Agora, estudando Direito desde 2009 na UNESP, acompanho continuamente as realizações do Deputado, principalmente no que aborda a questão de seus projetos referentes às empresas e ao meio ambiente, como seu pioneirismo no que tange a “empresa individual de responsabilidade limitada”, tema de um artigo de minha autoria em que menciono seu trabalho. Também estou atenta à questão da construção da barragem de Santa Maria da Serra, oportunidade ímpar para o desenvolvimento de nossa região e defendida em vários seminários por Mendes Thame, inclusive quando ministrados em nossa cidade e um dos pontos de minha pesquisa na Fundação ao Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, em conjunto com a Universidade de direito. 

Sobre a semana em que passou na capital federal, Tatiana destaca a importância do estágio”. “Consegui estreitar as relações da UNEspe com a Câmara, e fui escolhida como a estagiária em destaque", acrescentou, lembrando que ela foi entrevistada pela TV Câmara e a revista da instituição.

“Demonstrei o quanto gosto de minha cidade e o quão bem eu a desejo, pois jamais me esquecerei da cidade onde fui criada, São Pedro!” – disse Tatiana. “Agradeço ao Deputado Mendes Thame pela oportunidade única e pelo seu voto de confiança para representar minha cidade em Brasília”, finalizou.