Notícia

Jornal da Unesp online

São Vicente é destaque no Prêmio Cidadania

Publicado em 11 dezembro 2008

Por Daniel Patire

Projeto sobre Educação Ambiental obtém segundo lugar

 

O projeto de Educação Ambiental sobre Manguezais, promovido pelo Câmpus do Litoral Paulista (CLP), localizado em São Vicente, ficou em segundo lugar na 2ª edição do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, na categoria Meio Ambiente. A cerimônia de premiação ocorreu, nesta segunda-feira (8/12), na Capital paulista.

Com o intuito de alertar para a importância de preservar o ecossistema do mangue, importante no ciclo de vida do mar e dos rios, estudantes do CLP realizam palestras junto a professores e alunos das escolas de Ensino Fundamental das cidades de São Vicente e Praia Grande.

Coordenados pelo professor Marcelo Antonio Amaro Pinheiro, coordenador-executivo da unidade, os futuros biólogos distribuem a cartilha Gú & Gui e o Caranguejo-uçá, com histórias em quadrinho que relatam os hábitos do crustáceo, além de passatempos.

Com textos do docente Pinheiro e desenhos de Marco Aurélio Amaro Pinheiro, Gú & Gui narra a história de dois garotos que ao penetrar em um mangue descobrem, com auxílio do “Professor Magrão” e do “Seu Zeca do Caranguejo”, a biodiversidade e a importância desse habitat para as espécies marinhas e dos rios.

A cartilha tem o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), da Fundação Biodiversitas e Cepsul/ Ibama (Centro de Gestão e Pesquisa de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul).

O prêmio – A premiação, realizada pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) e pelo Instituto da Cidadania Brasil, tem por finalidade valorizar a prática social das universidades junto às comunidades.