De Londrina - O Estado de São Paulo contará em meados deste ano com um portal de Ciência e Tecnologia que trará informações que servirão para orientar a política publica voltada para o setor e a própria comunidade científica a tomar decisões e escolher temas de pesquisa.
O governo estadual destinará R$ 500 mil para a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que firmará um acordo em junho com a Divisão de Economia e Estudos Sociais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), que será responsável por organizar e colocar os dados no site.
"Isso vai ao encontro a uma tendência internacional, que observamos na Europa e na Coréia, onde se fazem estudos prospectivos que abrigam um conjunto de pessoas que monitoram o que está acontecendo na ciência com vistas ao futuro", afirmou Guilherme Ary Plonski, diretor-superintendente do IPT.
Participam também do projeto a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
"Vamos procurar aumentar o conjunto de entidades, particularmente do setor empresarial", anunciou Plonski.
Para abastecer o portal, serão feitos estudos que apresentarão as tendências de avanço do conhecimento científico e tecnológico e as necessidades da sociedade paulista no que se refere a tecnologia no setor produtivo. "Será analisado o processo de unir as necessidades percebidas com o que é o avanço do conhecimento, identificando temas que tenham interesse comum do setor produtivo e das instituições de ciência e tecnologia", explicou.
O Observatório, segundo Plonski, nasceu de uma proposta de emenda para orçamento deste ano feita pela deputada Célia Leão (PSDB), presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, da Assembléia Legislativa.
Notícia
Correio Popular (Campinas, SP)