Notícia

Informe MS

São Paulo tem novo laboratório de parasitologia

Publicado em 09 outubro 2008

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) inaugurou, em seu campus na capital paulista, um Laboratório de Parasitologia que permitirá, entre outras atividades de pesquisa, a realização de ensaios de bioquímica, de biologia molecular, colorimétricos, de citometria de fluxo e de experimentação animal.

O laboratório, que integra o Departamento de Ciências Patológicas da faculdade, já está em funcionamento com três alunos de iniciação científica, cinco de graduação e pós-graduação, dois professores médicos, um biotécnico e um ultrasonografista.

Os equipamentos estão entre os mais modernos do mundo, contando com centrífuga refrigerada, incubadora de dióxido de carbono, microcentrífuga, equipamento para purificação magnética, freezer com capacidade para temperaturas de até 80ºC negativos, tanque de nitrogênio, microscópio invertido e lavadora automática de placas.

Segundo a FCMSCSP, o objetivo é permitir que a produção científica da faculdade, que sempre ocorreu de forma descentralizada uma vez que os pesquisadores precisavam se valer de recursos de outras instituições, seja beneficiada pela disponibilidade de um laboratório integrado às outras unidades de ensino e pesquisa da instituição.

As instalações do laboratório foram montadas e os equipamentos adquiridos com auxílio financeiro da Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Em seus mais de 40 anos de atuação, a FCMSCSP já formou cerca de 3,5 mil médicos e mais de 270 mestres, 110 doutores e 25 livres-docentes, além de contribuir com a ciência médica no Brasil por meio de inúmeras pesquisas científicas tanto na área básica como clínica, em seus diversos laboratórios como Imunologia, Microbiologia, Farmacologia, Bioquímica, Fisiologia, Técnica Cirúrgica, Cirurgia Experimental e Biologia Molecular.