Notícia

Portugal Digital

São Paulo recebe congresso lusófono da comunicação

Publicado em 26 abril 2011

São Paulo - Estão abertas as inscrições para o IX Lusocom. Promovido pela Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, o evento acontece em São Paulo, de 4 a 6 de agosto, na Universidade Paulista (UNIP), e terá como tema central "Comunicações identitárias e interculturalidade".

As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do encontro, para quem não for submeter trabalhos. Para aqueles que forem fazê-lo, o prazo é 30 de junho. Serão aceites trabalhos de estudantes de graduação, desde que em colaboração com um professor ou resultantes de pesquisas de iniciação científica; de estudantes de pós-graduação, em todos os níveis; de professores e pesquisadores em geral, que poderão refletir sobre o tema do congresso ou sobre os temas específicos dos grupos de trabalho.

O Lusocom contará com duas conferências de abertura. A primeira abordará os desafios interculturais na contagem mediada de histórias, será proferida por Thomas Tufte (Universidade de Roskilde - Dinamarca) e terá como debatedora Margarita Ledo Andión (Universidade de Santiago de Compostela - Galícia - Espanha). A segunda, sob responsabilidade de Norval Baitello (PUCSP/FAPESP), discutirá os desafios interdisciplinares das Ciências Lusófonas da Comunicação e será debatida por Moisés de Lemos Martinhas (Universidade do Minho - Portugal).

De acordo com os organizadores, dois grandes desafios se colocam para a construção de uma reflexão teórica e para o desenvolvimento de centros lusófonos de pesquisa empírica e aplicada que possam atuar como referência para outras áreas científicas: o desafio da diversidade econômica, social e cultural e o desafio da interdisciplinaridade.

A Federação Lusófona de Ciências da Comunicação é presidida por Antonio Hohlfeldt, também presidente da Intercom, e é constituída pelas Associações do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Galícia. O IX Lusocom é organizado pela Federação, em parceria com Intercom, Consulado Geral de Portugal em São Paulo e UNIP.

A programação completa do evento está disponível no site www.intercom.org.br. Informações podem ser obtidas pelo email eventocientifico@unip.br. Os trabalhos submetidos do exterior deverão ser enviados diretamente para este email, seguindo o mesmo calendário dos demais.