Notícia

Leia Notícias

São Paulo pode estar perto de imunidade de rebanho

Publicado em 26 agosto 2020

A chamada imunidade de rebanho, que ocorre quando a disseminação de uma doença é reduzida por uma rede invisível de proteção – que se dá de forma natural, com mais gente contaminada, ou por meio de vacina –, pode estar mais perto do que o esperado em São Paulo. As informações são da Rádio Bandeirantes.

Modelos matemáticos elaborados por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) indicam que isso ocorreria com a infecção de uma faixa entre 10% e 20% da população – em escala muito abaixo dos 50% a 70% inicialmente apontados como necessários.

A diferença, segundo os pesquisadores, é que os estudos iniciais consideram que o risco de infecção é o mesmo para todas as pessoas. Já o novo modelo pressupõe que o risco não pode ser homogêneo, já que envolve fatores biológicos e comportamentais.

Doutorando do Instituto de Ciências Biomédicas, Rodrigo Corder disse haver sinais de que o estado está próximo da imunidade coletiva. “Se os casos já estão em queda e não voltam a subir, mesmo após o relaxamento das medidas de controle, isso é evidência de que a localidade está próxima de atingir a imunidade coletiva. Os inquéritos sorológicos da Prefeitura de São Paulo já indicam algo nessa faixa, de 10% a 15% da população infectada.”

O governo de São Paulo confirmou na segunda-feira uma queda no número de óbitos pela segunda semana consecutiva. A redução nos últimos sete dias foi de 9% no estado e de 19% na capital. A taxa de ocupação das UTIs está abaixo dos 60%.

Outros estudos internacionais também sugerem que a imunidade de rebanho possa ser alcançada com proporções menores de infectados.

Os críticos destes trabalhos, porém, dizem que a falta de informações sobre a covid-19, como o poder de resposta do corpo contra a doença, e a diferente dinâmica das cidades não permitem afirmar que há um percentual seguro para sugerir a imunidade coletiva.

Cidade que experimentou o pico da pandemia em maio, quando esteve perto do colapso do sistema de saúde, Manaus, capital do Amazonas, também pode estar perto da imunidade de rebanho, segundo os pesquisadores. Lá, o número de casos vem caindo e a economia e parte das escolas estão abertas. Apesar disso, o prefeito Arthur Virgílio (PSDB) – infectado pela covid-19 –, não crê em imunidade de rebanho. “Não sabemos quando tempo dura a imunização e ainda não conhecemos o vírus”, disse ontem em entrevista à Rádio Bandeirantes. Para o pesquisador Rodrigo Corder, o fato de o estudo sugerir um índice menor de infectados para a imunidade coletiva não diminui a importância das ações de saúde para conter a covid-19. “Se algum gestor defende a imunidade coletiva como política pública ele está equivocado”, disse à Agência Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Fonte: Jornal Metro com Rádio Bandeirantes

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com Correio Braziliense Veja online Record TV Perfil News São Carlos em Rede Amazonas 1 Saber Atualizado Head Topics (Reino Unido) Portal do Zacarias MSN Paranashop 2A+ Farma Brasil Amazônia Agora Revista Amazônia Rede Tiradentes Aroldo Murá Direto ao Ponto Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I MT HOJE Blog do Ronaldo Tiradentes Atemporal Coluna Supinando Valor Amazônico Brumado Verdade Plantão News (MT) CBN Notícias Terra Planeta online Portal da Enfermagem Bahia Econômica Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Mariani 24h Bahia.ba Recôncavo no Ar Jornal Ação Popular A Crítica (MS) online Mundo e Meio Jornal Correio (Salvador, BA) Revista Piauí online Real Time 1 Com Pauta ClickNews Achei Manaus Dom Total Programa InfoSalud (Argentina) Polinotícias Veja Saúde online MSN Jornal Opção (Goiânia, GO) online Blog Prontidão Total O Imparcial (São Luís, MA) online Repasse Informativo Valdir Rios Diário de Pernambuco online Blog Caruaru em Pauta Blog Thonny Santos RN Política em dia Folha de Dourados online Jornal da Chapada Blog do Eloilton Cajuhy Top Mídia News Oito Meia O Sul online Extra (Rio de Janeiro, RJ) online 18 Horas Pleno.News TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) Sindicato dos Bancários de Goiás Agora Notícias Brasil Olhar Digital A Província do Pará Ururau Folha 360 Agora RN online Jornal Opção (Goiânia, GO) online Diário do Nordeste online Salvador Notícia DCM - Diário do Centro do Mundo Portal Roma News TVGDSNews Portal do Cerrado Blog Tarauacá Agora Metro Jornal online Pfarma Metro Jornal Portal Marcos Santos