Notícia

Diário Comercial

São Paulo passa a marca de 5 mil mortes por Covid-19

Publicado em 20 maio 2020

As cidades do Estado de São Paulo atingiram um total de 5.147 mortes pelo novo coronavírus ontem. Foram 324 óbitos confirmados da covid-19 em 24 horas, o que representa aumento de cerca de 7%, e mais de mil mortes em apenas uma semana- na terça anterior, 12 de maio, eram 3.949 óbitos.

Ontem, São Paulo também superou o recorde de mortes confirmadas em um só dia, que até agora era de 224 óbitos em 24 horas no dia 28 de abril.

A taxa de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na Região Metropolitana de São Paulo é de 88%. Em todo o Estado, a média é de 71,4% leitos ocupados.

Ao informar os números, o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, fez um apelo para que, durante o feriado prolongado marcado para os próximos dias, a população não saia de casa. “ O feriado que nós temos pela frente não é um feriado de lazer, é um feriado em casa ”, disse. “ Não é para ir para a praia, não é para ir para os parques- mesmo porque estão fechados- tem de usar a máscara do mesmo jeito. ”

O coordenador do centro de contingência para o coronavírus em São Paulo, Dimas Covas, ressaltou que o isolamento da população durante o feriado prolongado é essencial para reverter a tendência de piora nos resultados.

Ele classificou o período entre a quarta, 20, e a próxima segunda-feira, 25, como “ os dias mais importantes dessa batalha contra vírus ”.

“ Estamos perdendo essa batalha contra o vírus, essa é a realidade ”, disse Dimas, acrescentando que nos próximos dias “ a população terá oportunidade de fazer a sua parte ”. “ Os dias que se seguem, na minha opinião, não são dias de feriado. São dias de luto.

” A marca de 5 mil mortos foi atingida enquanto a Prefeitura da capital e o governo estadual tentam estimular a população a ficar em casa.

O governador João Doria (PSDB) enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que propõe antecipar o feriado de 9 de Julho para a próxima segunda-feira, 25. Já a Câmara Municipal aprovou projeto que autoriza o prefeito Bruno Covas (PSDB) a adiantar tanto o feriado do Corpus Christi quanto o Dia da Consciência Negra para esta semana.

No último domingo, 54% da população paulista ficou em casa- um ponto porcentual a mais do que na semana anterior-, segundo o monitor do governo estadual que verifica o isolamento. No último sábado, o patamar ficou em 50%, mesmo resultado anterior,

Os pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria propõem um modelo de regimes de isolamento social diferenciados entre as regiões do estado de São Paulo. Segundo o trabalho, cada cidade poderia adotar um regime mais adequado à situação da pandemia. “ Nosso projeto vai de encontro ao desafio de desenvolver uma ferramenta que apresenta o nível de mitigação necessário para diferentes cidades em momentos diferentes, com o objetivo de aliviar o impacto sobre as atividades e ao mesmo tempo protegendo o sistema de saúde ”, diz o artigo publicado na plataforma medRxi, ainda não submetido à crítica da comunidade científica. O trabalho é assinado pelos pesquisadores Paulo J. S. Silva, Tiago Pereira e Luis Gustavo Nonato.

O modelo matemático leva em consideração variáveis como o tamanho da população e a capacidade do sistema de saúde dos municípios para estimar o rigor das medidas e a duração dos diferentes níveis de distanciamento. “ No mundo real, a aplicação desses pesos deve ser feita pelos tomadores de decisão levando em consideração os diferentes aspectos políticos e econômicos ”, ponderam os pesquisadores no artigo.

Os cenários elaborados preveem a adoção de medidas de distanciamento social no estado até setembro. Para algumas localidades, os pesquisadores avaliam que o melhor sejam medidas graduais que variam entre o isolamento até o confinamento extremo (lockdown). Em outras cidades, como Osasco, Guarulhos e Santo André, na Grande São Paulo, os pesquisadores sugerem a alternância entre momentos de abertura total e isolamento extremo, como forma de conter a disseminação do coronavírus, preservando ao máximo a atividade econômica.

Para a capital paulista, como o sistema de saúde tem uma capacidade duas vezes maior do que o restante do estado, os especialistas acreditam que será possível abrir mão das medidas de controle antes do que a maior parte dos municípios. Os pesquisadores ressalvam, entretanto, que as previsões precisam de dados acurados para funcionar. “ Porém, o sistema pode ser ajustado à medida que forem recolhidas novas informações ”.

O centro de estudos está sediado no campus de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e reúne pesquisadores de universidades estaduais e federais, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com Valor Econômico online Agência Brasil BOL UOL IstoÉ Dinheiro online IstoÉ online Yahoo! São Carlos em Rede São Carlos em Rede Terra MSN Portal da Enfermagem Revista Ferroviária Plantão News (MT) Programa InfoSalud (Argentina) Mix Vale Saber Atualizado 2A+ Farma Portal Neo Mondo Revista Amazônia Jornal da USP online ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação Tribuna de Ituverava online Nossa São Carlos Jornal Tijucas Dinheiro Rural online Vide Versus Jornal Floripa Z1 Portal de Notícias Money Times A Crítica (MS) online Mix Vale Portal Agora no RS O Vale online Poliarquia Portal de Notícias Expresso Regional Portal Thathi Cidade Azul Notícias Jornal Sudoeste Paulista Diário Carioca Jornal de Piracicaba Central das Notícias Midia News Campo Grande Novo Cantu Notícias SBT Interior Jornal D Marília Rondônia Dinâmica Veja São Paulo online O Bom da Notícia Portal F11 Agora Notícias Brasil Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Diário de Taubaté online Região Noroeste Mix Vale Mix Vale Liberdades SOPESP - Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo Brazil News (Portugal) Portal de Finanças Fala Santos Tangará em Foco Portal Mato Grosso Planeta Osasco Notícias Botucatu Cidade Azul Notícias Gazeta Brasil Edição MS Atual MT Correio Nogueirense Diário do Rio Claro online Rondoniaqui News Gazeta do Dia (Glória de Dourados, MS) Goias.me Portal Conceição Verdade Portal Thathi ABC - Academia Brasileira de Ciências Poder360 Mix Vale Policiamento Inteligente Deodápolis News Blog da Cris Rádio TV A Verdade