Notícia

Página Rural

São Paulo: Instituto de Tecnologia de Alimentos comemora seu 43º aniversário

Publicado em 31 agosto 2006

 O ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), um dos seis institutos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comemora nesta sexta-feira (1º/09), a partir das 09h30, 43 anos de existência. No evento, que contará com a participação do secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado, Carlos Nabil Ghobril, representando o secretário Alberto Macedo, serão feitas homenagens aos funcionários e pesquisadores, além das agências de fomento — Finep Fapesp/Fundepag; e CNPQ, parceiras do ITAL em vários programas e projetos desenvolvidos nestes anos de trabalhos prestados ao setor de alimentos.

O ITAL é um centro de excelência na avaliação e controle de qualidade de alimentos, certificação de qualidade de produtos e embalagens para exportação, além de desenvolvimento de embalagens e alimentos com agregação tecnológica. "O Instituto de Tecnologia de Alimentos está presente no nosso dia-a-dia, desde a análise dos alimentos que consumimos até as embalagens que condicionam os produtos que vemos quando vamos ao supermercado", afirma o secretário Alberto Macedo.

Durante a solenidade, acontece o lançamento do livro Atratividade de Mercado Para Exportação de Chocolates, Balas e Confeitos: uma abordagem tecnológica, organizado pelas pesquisadoras do Centro de Cereais, Chocolates, Balas e Confeitos (CEREAL CHOCOTEC), Denise C. P. Jardim e Ana Elisa B. Garcia. Além dele, outros dois títulos, que já foram lançados oficialmente, serão apresentados: Requisitos de Proteção de Produtos em Embalagens Plásticas Rígidas, organizado pela pesquisadora do Centro de Tecnologia de Embalagens (CETEA), Léa Mariza de Oliveira, e Requeijão Cremoso e Outros Queijos Fundidos: tecnologia de fabricação, controle de processos e aspectos de mercado, organizado pela pesquisadora Ariene G. F. Van Dender, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios (TECNOLAT).

Para o diretor do Instituto, Airton Vialta, a cerimônia de aniversário é um dos momentos em que os parceiros, clientes e funcionários vêm até o Instituto e estabelecem com ele um contato mais estreito. "Parece natural, que a ocasião tenha, além da função comemorativa, o intuito de mostrar parte do trabalho que é desenvolvido no Instituto. E um bom meio de fazer isso é através das publicações", explica.

Serviço

Cerimônia de Comemoração aos 43 anos do ITAL

Local: ITAL — Av. Brasil, 2880 — Campinas/SP

Horário: Abertura — 09h30