Notícia

Perspectiva online

São Paulo ganha guia para investimento em inovação

Publicado em 20 outubro 2015

A Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista lançou o Guia Rápido do Movimento pela Inovação, uma ferramenta digital interativa que oferece dicas, entrevistas e tutoriais em vídeos, que ensinam desde o passo a passo de como elaborar um projeto de investimento até onde bater para obter recursos. Trata-se de mais um aliado às startups e pequenas e médias empresas paulistas que querem investir em inovação no Estado.

 

“Nosso objetivo é apoiar os empresários e pesquisadores paulistas que desejam colocar um produto ou serviço inovador no mercado, mas que ainda têm dúvidas sobre o grau de inovação do seu projeto, como desenvolvê-lo e onde buscar apoio financeiro, seja por meio de linhas de crédito, linhas de fomento à pesquisa ou aportes por fundos de investimento em participação”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

 

Para acessar a novidade, os interessados devem entrar no site www.desenvolvesp.com.br/movimento-pela-inovacao e navegar pelo Guia Rápido. O material está dividido em nove capítulos: Apresentação; O que é inovação?; Fases do Projeto; A Importância do Projeto; Linhas de Financiamento; Linhas de Fomento à Pesquisa; Fundos de Investimento em Participação e Garantias e Parceiros. Os principais temas são acompanhados de vídeos tutorias e entrevistas de apoio com especialistas em cada assunto.

 

A Desenvolve SP lançou em junho o “Movimento pela Inovação”, iniciativa que pretende encurtar a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento para que o conhecimento científico se torne produtos e negócios de sucesso, gerando desenvolvimento e aumentando a competitividade.

 

O Movimento reúne periodicamente, em um só local, as principais instituições e organismos multilaterais do campo da inovação e da pesquisa, como Fapesp, Finep, Embrapii, Centro Paula Souza, Bndes, Sebrae-SP e fundos de investimentos, para orientar e atender individualmente, dentro de incubadoras, aceleradoras, universidades e parques tecnológicos, os interessados em levar projetos inovadores adiante.

 

Até o momento, foram realizados eventos em São Carlos, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Sorocaba, contabilizando mais de 250 empresas atendidas. O próximo encontro será de segunda a sexta-feira da semana que vem, em Piracicaba.